Várias memórias RAMs, uma ao lado da outra

A importância de escolher a memória RAM certa

Montar um computador que seja capaz de atender às suas necessidades é fundamental para uma experiência positiva com o equipamento.

Porém, isso se torna crítico para quem utiliza muitos softwares pesados ou muitos aplicativos ao mesmo tempo.


Nesse sentido, a memória RAM é um dos itens que merece atenção na hora de escolher seus equipamentos. Essa “memória de trabalho” é uma peça fundamental para que seu notebook não trave constantemente e tenha um bom desempenho. Alguns aspectos são cruciais na hora de determinar qual RAM será suficiente, como o seu tipo de uso e quais programas você pretende utilizar


Vamos conversar sobre a importância de escolher a memória RAM certa e sobre quais aspectos precisam ser levados em conta nessa escolha. Lembre-se que temos muitas opções de produtos e itens de tecnologia para seu computador em nosso catálogo, clique aqui e confira.


Primeiro, o que é memória RAM?

A memória RAM é uma memória de trabalho do seu computador. Ela funciona guardando de maneira temporária os dados que estão sendo utilizados pelo sistema do momento em que os aplicativos estão em operação.


Vamos entender melhor. Quando você instala um programa ou salva as fotos das suas férias em uma pasta, esses dados são armazenados no HD ou no SSD. Por outro lado, quando você abre o seu navegador, os dados utilizados para execução dessa tarefa são armazenados de maneira temporária na memória RAM.


Ao finalizar as tarefas a memória RAM é liberada para novas demandas do computador. Essa memória é muito mais rápida que um HD, por exemplo, e isso é o que permite um uso fluido e sem travamentos no notebook.


Acessando o Gerenciador de Tarefas no Windows é possível descobrir em tempo real quanto cada aplicação está demandando de memória RAM e quanto ainda está disponível sem uso. Essa é uma boa alternativa para descobrir qual programa está drenando sua RAM e atrapalhando o uso, por exemplo.


É importante deixar claro que um sistema com memória RAM de sobra dificilmente terá travamentos ou lentidão na hora de realizar suas tarefas.


Se estiver precisando de mais RAM para instalar no seu notebook ou de qualquer outro item de armazenamento, clique aqui e acesse o nosso catálogo de produtos. Nós certamente teremos o que você está procurando, um produto de qualidade com excelente custo-benefício.


Qual a importância de ter uma memória RAM adequada?

Como já vimos, a memória RAM é aquela que o computador utiliza para realizar suas atividades que não são permanentes. Então, não ter essa memória adequada irá prejudicar a sua experiência e, como consequência, sua eficiência no trabalho não será a esperada.


E isso também vale para quem usa o computador para jogar. Jogos mais pesados demandam uma quantidade maior de memória RAM para que funcionem bem. Vale a pena ler as especificações mínimas que cada game exige para rodar.


Quais aspectos avaliar na escolha?

Primeiro identifique seu hardware. Existem módulos que não se encaixam fisicamente no computador ou não são compatíveis com a placa mãe. Observe esses detalhes para não comprar um produto que não irá servir na sua máquina.


Também é importante verificar qual o padrão de memória aceito pela placa. Possivelmente será o DDR3 ou DDR4, que são os mais recentes.


Pense, também, na quantidade ideal de memória RAM. Atualmente o mínimo recomendado para um computador é 8GB. Para quem usa programas mais pesados ou quer montar um computador gamer esse valor sobe para 16GB. Uma dica boa é sempre optar por um número par de módulos: dois de 8 GB ou quatro de 4 GB.


Quanto ao número de pentes, vale a pena ressaltar que não existe uma relação obrigatória entre ter mais deles instalados e ter uma maior velocidade no computador. Por exemplo, se você tiver quatro módulos de 8GB não significa que você terá mais velocidade, obrigatoriamente, do que se você tiver duas placas de 16GB.


Por fim, se atente a frequência da RAM para que ela seja compatível com o seu computador. Pentes mais modernos podem ter uma velocidade maior que sistemas mais antigos não conseguem suportar, então o desempenho não será o esperado.


Se quiser saber mais dicas sobre como escolher uma memória RAM adequada, leia em nosso blog clicando aqui. Essa escolha é muito importante para uma máquina ter um bom desempenho, então vale a pena se dedicar.


Quando fazer o upgrade de memória RAM?

O primeiro sinal de que você está precisando investir em memória RAM é no momento em que seu computador começa a ficar lento quando abre programas mais pesados, que demandam mais da máquina.


Também vale a pena investir quando você quer manter várias aplicações abertas ao mesmo tempo. A memória RAM é importante para que você consiga fazer isso sem que o computador começa a apresentar lentidão.


Além disso, se você utilizar um programa ou jogo que já deixa claro nas especificações que demanda mais memória RAM do que a que o seu computador tem disponível é sinal que realizar esse upgrade é um passo obrigatório para que você consiga usar o programa sem problemas.


É importante verificar se o seu notebook permite esse upgrade, pois alguns possuem a memória RAM acoplada de maneira permanente na placa mãe. De modo geral, 8GB é o mínimo adotado atualmente para rodar programas com fluidez.


Nós temos os melhores produtos

Somos um e-commerce de informática, com foco em peças e acessórios para notebook. Temos uma grande variedade de produtos em nosso catálogo, clique aqui para acessar e conferir. Certamente eles irão atender às suas necessidades.


Temos baterias, fontes, teclados, monitores, HDs, SSDs, mochilas… ou seja, tudo que você precisa para ter uma boa experiência se tratando de tecnologia. Todos os produtos de ótima qualidade e com excelente custo-benefício.


Também temos um blog para mantê-lo sempre informado sobre as novidades do mundo da tecnologia. Por aqui conversamos sobre dicas de hardwares, damos passo a passo para instalações de produtos, listamos os melhores produtos de diversas categorias e muitas outras coisas. Clique aqui e leia outros textos.

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles