Aprenda a como cuidar da bateria de seu notebook

Tempo de leitura: 5 minutos

Uma das várias vantagens de ter um notebook é poder usar sem que ele esteja conectado à uma tomada, facilitando sua vida em vários momentos. Mas você já se perguntou se isso prejudica seu computador? Ou o que fazer para cuidar da bateria de seu notebook?

Caso você já tenha feito essas perguntas, estamos aqui para te guiar em como cuidar da bateria de seu notebook. Mas se não tiver pensado nisso antes, preste atenção a partir de agora e veja o que você pode fazer.

icone de fonte de bateria notebook

Fazer limpeza da bateria

Mesmo que não apareçam problemas em seu notebook, não deixe de ter uma rotina de limpeza em seu computador, e não esquecer da bateria.

O indicado é usar o álcool isopropílico, pois ele não contém água em sua composição. Além de usar panos que não soltam fiapos para nenhum ficar preso em sua bateria. É importante lembrar que ao retirar a bateria o seu notebook deve estar desligado e fora da tomada.

Cuidar a temperatura do notebook

Você já deve ter escutado isso antes, mas vamos reforçar: evite deixar seu notebook em superfícies onde não tem ventilação. Como por exemplo, em cima da cama, almofadas, ou outros lugares que você perceber que está muito quente.

Bem como o aquecimento do seu notebook pode degradar sua bateria. Evite usar o computador quando sentir que está aquecendo de mais, porém, se não for possível, invista em um cooler externo para ajudar na refrigeração.

Um método que você pode optar para ter o controle da temperatura é baixar programas em seu computador que medem a temperatura, há vários de graça na internet.

Configure a energia do sistema

Muitas pessoas podem até não saber dessa opção, ou até mesmo esquecer que ela existe, porém ajuda muito na vida útil da bateria.

Essa configuração do sistema é exatamente mudar algumas configurações do seu notebook, como diminuir o brilho e execução de alguns programas que não estão em uso, além de diminuir o tempo de tela ligada quando sem usar.

Em alguns computadores já possuem as configurações sugeridas do próprio sistema, é a “economia de energia”. Não se esqueça que quanto menos a bateria está se esforçando para rodar tudo no computador, mais ela irá durar.

Evite que a bateria descarregue completamente

Sim, deixar que seu notebook descarregue por completo diminui a vida útil da bateria.

Então fique atento, sempre que seu computador indicar que está com bateria fraca coloque para carregar, não deixe de passar de 10%.

Não guarde o notebook descarregado

Pode não parecer importante, mas quando for ficar um tempo fora, não guarde seu computador descarregado. Pois mesmo que eles não estejam sendo usados, o componente precisa de alguma reserva disponível porque ele continua despendendo energia com o tempo.

Usar o notebook conectado na tomada ou não?

Atualmente observa esse debate sobre durante o uso do notebook ficar conectado o tempo todo na tomada ou não ficar.

Primeiramente entenda que a vida útil de uma bateria é contada por ciclos, cada vez que ela é descarregada e carregada por completo é um ciclo dela.

Em notebooks mais antigos o ideal é não deixar conectado na tomada o tempo todo de uso, é recomendado que tenha um equilíbrio no uso do computador. Isso porque evita que o notebook fique aquecido.

Porém, nos novos notebooks, manter eles conectados na tomada durante o uso é o ideal. Porque quando a bateria atinge a carga máxima, o notebook usa passa a usar a corrente elétrica sem usar a bateria.

Além do mais, é até possível que em alguns computadores a bateria funcione como um nobreak.

Bateria para notebook em fundo branco

Use carregadores seguros para seu notebook

Antes de tudo, confirme se a voltagem da nova fonte é parecida com a antiga, pois é a mais recomendada para seu notebook. Não jogue seu dinheiro fora comprando carregadores mais baratos, podem danificar seu computador e durar menos, escolha os que tenha boa qualidade e fornecedores confiáveis.

Bateria de notebook vicia?

Voltamos para a mesma questão de notebooks velhos e novos. Os que são antigos podem viciar sim, e caso seu dispositivo dure apenas minutos fora da tomada, recomendamos que você adquira uma nova.

Mas, nos novos notebooks não foi observado problemas com baterias viciadas , pois as baterias são de íons de lítio, o que não causa o efeito memória.

Dicas rápidas de como cuidar da bateria de notebook

  • Não fique muitos dias sem usar sua bateria, pois ela pode não funcionar por ter seus componentes degradados.
  • Caso for retirar a bateria por um tempo, deixe em um saco plástico fechado para não empoeirar.
  • Ao comprar uma bateria nova fique bem atento ao tipo da bateria específica pra seu computador.
  • Não carregue mais de 80% se não usar por muito tempo.

Conheça os produtos da BringIT!

Se nós te ajudamos nesse post sobre como cuidar da bateria de notebook, temos certeza que podemos te ajudar ainda mais!

A BringIT é uma loja a mais de 10 anos no mercado. Nesse sentido, nós contamos com um catálogo variado que abrange diversas marcas, séries e modelos. Igualmente, nossos produtos são de alta qualidade e alta performance e passaram por rigorosos testes que atestam tudo isso.

Somos especializados em baterias e oferecemos todo o suporte necessário para lhe ajudar na compra. Como resultado da nossa seriedade com o cliente, oferecemos 8 meses de garantia em suas baterias!

Achou pouco? Pois não! Além disso, nós temos preços justos e que cabem em seu bolso. Isso porque respeitamos os nossos clientes e apostamos em oferecer um belo custo-benefício! Diferencial, não é mesmo?

Procurando por uma nova bateria para o seu notebook? Clique aqui e conheça as nossas opções! Se o seu problema é fonte, nós também temos a solução! Então, clique aqui e confira!

Está em busca de mouses, teclados, fones de ouvido ou outros periféricos? Saiba quais são as nossas opções clicando aqui!

Veja também um pouco mais dos nossos produtos em nosso site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *