ícone compartilhar redes sociais
tela de fundo notebook

Como consertar tela de notebook com listras?

Welysson

Quando se trata de um notebook, é preciso compreender que este equipamento é composto por um HD, um monitor e diversos cabos reunidos em um mesmo dispositivo. Assim, por mais que esta formação seja conveniente em termos de portabilidade, a realidade é que um mau funcionamento em alguma área em particular pode tornar praticamente impossível utilizá-lo em sua completude.

Um exemplo claro disso são as listras verticais e horizontais que aparecem na tela. Disponíveis em preto, cinza ou até coloridas, elas podem ser um resultado de diferentes problemas em seu aparelho e, por este motivo, é preciso conhecer a fundo a origem de tal condição.

Neste artigo, iremos explicar quais defeitos podem levar a este problema e, acima de tudo, ensinar uma maneira prática para você saber como consertar tela de notebook com listras. Pegue o bloquinho, anote as informações e coloque-as em prática!

Por que a tela do notebook fica com listras?

No que diz respeito às imagens vistas na tela do seu computador, é fundamental compreender que o chip gráfico funciona como um cérebro, conectando e distribuindo as informações que estão disponíveis na sua placa de vídeo.

Diante deste cenário, seja instalado separadamente ou integrado ao processador central, ele garante que os dados serão transferidos para a tela do notebook, fazendo com que todos os elementos envolvidos funcionem para que a imagem se faça presente.

Por esta razão, quando um defeito aparece, especialmente as linhas verticais e horizontais, é mais simples chegar a uma conclusão acerca dos motivos causadores deste problema. Sendo eles:

Mau funcionamento da placa mãe

A placa mãe é extremamente difícil de ser danificada e, quando é destruída, o laptop inteiro terá problemas para funcionar. Por esta razão, este é um defeito considerado extremamente raro e que muito provavelmente não terá sua origem neste fator.placa mãe

Ainda assim, em alguns casos, pode haver um erro do fabricante ou um curto-circuito, o que justificaria que o usuário considerasse esta hipótese. Portanto, observe se os componentes responsáveis pela imagem no monitor foram avariados e solicite ajuda.

Mau funcionamento da placa de vídeo

Normalmente, se houver um problema com a placa de vídeo, você verá listras coloridas na tela do seu notebook. Além disso, é comum que você também encontre ondulações ou alguns outros elementos, que não sejam, necessariamente, linhas retas.placa de vídeo

Na maioria das vezes, esta condição se dá quando o chip gráfico está superaquecido. E este, aliás, é um problema muito mais comum, que justificaria o aparecimento das tão temidas listras horizontais e verticais.

O cabo está comprimido ou com defeito

Em geral, um determinado cabo é usado para transferir imagens dos componentes do sistema do notebook para a tela. Assim, um lado dele é conectado à placa mãe e o outro à tela. Conseguiu acompanhar?

O problema é que, se este cabo for comprimido, queimado ou danificado, estas listras no seu equipamento. Por este motivo, é importante observar se este é o gatilho inicial e corrigi-lo desde já.

Problemas com a matriz do LCD

A razão mais comum pela qual as listras podem aparecer na tela do seu aparelho é que tenha acontecido uma falha na matriz do seu LCD. Isso ocorre porque a tela de qualquer notebook é bastante frágil e até mesmo um fechamento malfeito da tampa do computador pode ser o suficiente para danificar, gerando o problema.

Com isso, se as suas linhas forem de cores diferentes ou até mesmo apresentarem alterações quando você adicionar pressão ao painel, fique atento. O problema, provavelmente, é a tela LCD!

Como consertar tela de notebook com listras?

Se você quer saber como consertar tela de notebook com listras, é fundamental seguir um passo a passo específico. Isso porque existem diferentes técnicas que podem ser implementadas, de acordo com as possíveis causas mencionadas acima.

A bringIT vai lhe explicar detalhadamente cada uma destas etapas, então acompanhe direitinho e não perca a chance de aprender como consertar tela de notebook com listras, de uma vez por todas.

Atualize seu driver gráfico

1. Clique com o botão direito do seu mouse no Menu Iniciar.
2. Selecione “Gerenciador de Dispositivos”.
3. Verifique se há drivers gráficos ou de placa de vídeo com um ponto de exclamação, uma interrogação, uma seta para baixo ou uma notificação de erro amarelo.
4. Se sim, clique duas vezes nele.
5. Abra “Propriedades” e selecione a guia “Drivers”.
6. Escolha “Atualizar Driver”.
7. Reinicie o seu notebook.

Se você deseja alcançar o desempenho máximo, tenha em mente que manter tudo atualizado é crucial. Inclusive, esta prática é especialmente importante para o driver gráfico, porque as versões mais recentes podem oferecer um melhor desempenho para sua tela.

Verifique as configurações de resolução da tela

1. Clique com o botão direito no Menu Iniciar.
2. Selecione “Painel de Controle”.
3. Navegue até “Aparência e Personalização”.
4. Clique em “Ajustar Resolução da Tela”.
5. Vá para Resolução e clique na seta suspensa.

A opção marcada como “Recomendada” é a considerada adequada para o seu monitor suportar. Ainda assim, você pode definir o brilho e o contraste nos controles. Contudo, tenha em mente que, quanto menor for a resolução, menor será o uso da sua placa de vídeo.

Faça o downgrade do driver da placa de vídeo

1. Pressione a tecla Windows X
2. Escolha “Gerenciador de Dispositivos”.
3. Clique com o botão direito em “Adaptadores de Vídeo”.
4. Selecione “Propriedades” e verifique a versão.
5. Encontre uma versão anterior e instale-a.

Isso porque, ao atualizar o seu driver, ele pode apresentar defeitos ou falhas na sua placa. Assim, ir para uma versão anterior pode ser interessante para voltar ao funcionamento anterior e impedir que os erros permaneçam.

Use o solucionador de problemas

1. Pressione a tecla Windows R.
2. Digite “Painel de Controle” e clique em OK.
3. Clique em “Exibir Por”, no canto direito.
4. Selecione Ícones grandes.
5. Escolha “Solução de Problemas”.
6. Vá para o painel esquerdo e clique em “Exibir Tudo”.
7. Opte por “Qualidade de exibição”.

Digite uma senha de administrador ou conceda permissão, caso seja solicitado.

Verifique se as linhas verticais aparecem na BIOS

1. Desligue o notebook, mas mantenha o cabo de alimentação conectado.
2. Ligue novamente.
3. Pressione F10 repetidamente.

Se você acessar as configurações da BIOS e as linhas ainda estiverem sendo exibidas, pode ser uma falha de hardware. Nesta situação, execute uma reinicialização forçada, faça uma atualização da BIOS e não interrompa o processo, para não causar mais danos.

Contudo, se você não obtiver nenhuma linha vertical exibida neste setor, isso é um indicador de que o problema está relacionado ao software, como drivers desatualizados. Neste caso, você precisa atualizar os drivers de vídeo.

Execute uma inicialização limpa

1. Digite msconfig na caixa de pesquisa e pressione “Enter”.
2. Encontre a guia “Serviços”.
3. Marque a caixa “Ocultar todos os serviços Microsoft”.
4. Clique em “Desativar tudo”.
5. Vá para a aba “Iniciar” e selecione “Abrir Gerenciador de Tarefas”.
6. Feche o gerenciador e clique em OK.
7. Reinicie seu notebook.

Executar uma inicialização limpa vai mitigar os aplicativos ou serviços que são inicializados e executados em segundo plano sempre que você inicia o Windows normalmente.

Assim, com esta prática, você reduzirá os conflitos relacionados ao software, especialmente os que podem ter causado o problema das linhas.

Conte com a bringIT

Agora que você já sabe como consertar tela de notebook com listras, que tal encontrar as melhores telas e outros itens associados em um só lugar?

A bringIT é um e-commerce de informática, que mantem seu foco em peças e acessórios para notebook. Dessa maneira, não apenas vendemos materiais, como também oferecemos headsets, fones de ouvido, produtos para gamers e muito mais. Acesse o nosso site e descubra os nossos serviços!