Como limpar a placa-mãe

Como limpar a placa-mãe

Tempo de leitura: 6 minutos

É muito comum que as pessoas tenham dúvida sobre limpar ou não a placa-mãe. A resposta é que sim, você deve fazer a limpeza da sua placa-mãe. Isso porque, apesar dela ficar protegida dentro do seu gabinete, ela não fica imune de poeira e outros resíduos.

Esse excesso de resíduos pode impactar diretamente no seu funcionamento. Dessa forma, uma placa-mãe suja está muito mais sujeita a travamentos, desligamentos e até a algum dano mais fatal.

Para evitar isso, então, é preciso fazer essa limpeza da forma correta. Por isso, preparamos um guia completo para você limpar a sua placa-mãe e garantir a saúde do seu computador. Vamos lá?!

Abrindo o computador da forma correta

Em primeiro lugar, comece desligando o seu computador. Isso é vital tanto para a sua segurança quanto para a segurança da sua máquina.

Em seguida, retire todos os parafusos da parte traseira do gabinete usando uma chave philips. Aqui, uma dica importante é deixar todos os parafusos separados e identificados. Assim, você não corre o risco de perder algum deles. Feito isso, retire as tampas laterais que protegem o gabinete.

Para tocar nas peças internas, o ideal é usar uma luva anti estática. Dessa forma, você não corre o risco de danificar algum circuito com a eletricidade estática das suas mãos.

De qualquer forma, se acaso você não tiver uma luva, nem tudo está perdido. É possível eliminar a eletricidade das suas mãos com um objeto de metal. Para isso, você pode usar a própria carcaça externa do computador. Basta tocar nela por um minuto para, então, descarregar a energia.

Com o chassi do computador aberto, basta localizar a placa-mãe.

Desconectando os componentes da placa-mãe

O próximo passo é desconectar tudo que está ligado à placa-mãe. Uma dica importante, aliás, é fotografar a placa-mãe de todos os ângulos possíveis. Dessa forma, você vai ter um guia para montá-la novamente no final da limpeza.

De volta ao processo, você deve começar pelo cooler do processador. Usando uma chave de fenda, solte as travas que estão prendendo ele a placa-mãe. Em seguida, destrave cada uma dessas travas e desconecte o cabo de energia que o conecta à placa-mãe. Depois disso, retire todos os fios conectados.

Além disso, você vai precisar desconectar a fonte de alimentação. Nesse momento, muito cuidado é necessário. Isso porque estamos falando de uma peça pesada, que pode quebrar a placa-mãe caso seja solta de qualquer jeito. Por isso, segure ela com firmeza na hora de soltar os parafusos que prendem ela ao gabinete.

Por último, retire a placa de vídeo. Para isso, basta tirar os parafusos que prendem a placa-mãe e depois puxar ela. Sempre com muito cuidado.

Como limpar a placa-mãe

Pois bem, chegou, enfim, o momento de limpar a sua placa-mãe. Existem várias formas de limpar a placa-mãe e você pode fazer desde uma limpeza mais simples até uma limpeza mais completa utilizando todos os métodos. Tudo isso vai depender do estado que está a sua placa-mãe.

Limpando com o pincel

Pois bem, começaremos pelo pincel. Algumas coisas, no entanto, são importantes de serem pontuadas.

Em primeiro lugar, é necessário que seja um pincel de certas longas e macias. Assim, você não agride a placa-mãe. Em segundo lugar, ele deve estar totalmente seco. Afinal, umidade não é uma coisa que combina com circuitos.

Para fazer uma boa limpeza, inclusive, você deve fazer movimentos leves e delicados. O objetivo é varrer a poeira para fora da peça e não esfregá-la. Dessa forma, você pode passar o pincel por toda a placa-mãe, desde que faça isso com cuidado.

Lembre-se que o cuidado vale mais do que a velocidade, então tenha paciência e faça a limpeza com calma.

Limpando com álcool isopropílico

Muitas pessoas se questionam sobre o uso de álcool na hora de limpar a placa-mãe. A boa notícia é que sim, ele está liberado. No entanto, não estamos falando de qualquer tipo de álcool.

O único álcool que deve ser usado para limpeza de equipamentos eletrônicos é o álcool isopropílico. Isso porque ele não contém água, além de evaporar com mais facilidade. Aliás, o álcool de cozinha, ou álcool 70 como muitos conhecem, não é isopropílico. Esse é o álcool etílico, que você deve manter bem longe da sua placa-mãe.

De toda forma, com o álcool isopropílico em mãos, basta espalhar o produto pela placa. Se atente para usar uma quantidade que seja suficiente, mas que não seja exagerada.

Por fim, basta usar o mesmo pincel usado anteriormente para espalhar o álcool por toda a placa-mãe. Lembre-se, no entanto, de limpar ele antes do processo. Além disso, é preciso também esperar que o álcool seque completamente.

Limpando com o secador de cabelo

Outra alternativa é usar o secador de cabelo. Mas lembre-se, você nunca deve usar ele na função quente. Esses circuitos são sensíveis a altas temperaturas e esquentá-los pode acabar com a sua placa-mãe.

Ligado na função de vento frio, você vai precisar colocá-lo na função sobrar. Feito isso, basta passar o secador por toda a extensão da placa, mantendo uma certa distância.

Limpando com o limpa contato

A última e mais apropriada opção é o chamado limpa contato. Para quem não conhece, o limpa contato é um produto específico para limpeza de circuitos. Com ele, você consegue eliminar poeira, graxa e umidade de forma rápida e fácil.

Como ele vem embalado em uma lata de spray, basta dar um jato do produto em toda sua placa-mãe. No entanto, é preciso esperar que ele seque, o que acontece por volta de 30 minutos. Feito isso, basta ligar todos os cabos, reconectar os componentes e fechar o gabinete.

Conheça os produtos da BringIT!

Se nós te ajudamos nesse post sobre como limpar a placa-mãe, temos certeza que podemos te ajudar ainda mais!

A BringIT é uma loja a mais de 10 anos no mercado. Nesse sentido, nós contamos com um catálogo variado que abrange diversas marcas, séries e modelos. Igualmente, nossos produtos são de alta qualidade e alta performance e passaram por rigorosos testes que atestam tudo isso.

Somos especializados em baterias e oferecemos todo o suporte necessário para lhe ajudar na compra. Como resultado da nossa seriedade com o cliente, oferecemos 8 meses de garantia em suas baterias!

Achou pouco? Pois não! Além disso, nós temos preços justos e que cabem em seu bolso. Isso porque respeitamos os nossos clientes e apostamos em oferecer um belo custo-benefício! Diferencial, não é mesmo?

Procurando por uma nova bateria para o seu notebook? Clique aqui e conheça as nossas opções! Se o seu problema é fonte, nós também temos a solução! Então, clique aqui e confira!

Está em busca de mouses, teclados, fones de ouvido ou outros periféricos? Saiba quais são as nossas opções clicando aqui!

Veja também um pouco mais dos nossos produtos em nosso site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *