Visão lateral de um notebook, sobre o teclado há uma mão utilizando um pano e realizando a limpeza.

Como limpar meu notebook Asus X451M?

Quer aprender como fazer a limpeza do notebook Asus X451M? Está no lugar certo! Leia esse conteúdo e aprenda como limpar seu notebook.


Se você tem um notebook Asus X451M, e está percebendo que chegou a hora de fazer uma limpeza interna nele, mas não sabe por onde começar, chegou no lugar certo.

Vamos te mostrar nesse conteúdo, todas as etapas necessárias para deixar o seu notebook limpo e os principais cuidados que você deve tomar para garantir a vida útil do seu aparelho. Acompanhe o passo a passo.

Como fazer a limpeza do notebook Asus X451M?

Para iniciar a limpeza você vai precisar de alguns materiais:

  • Chave Philips;

  • Espátula de plástico;

  • Pinças;

  • Spray limpa contato;

  • Pincel;

  • Álcool isopropílico;

  • Pasta térmica;

  • Pano.

Agora que você já tem os itens necessários para limpar seu Asus X451M em mãos, vamos aos procedimentos.

Retire os parafusos

Para começar, remova todos os parafusos que estão na parte de baixo do notebook, com o auxílio da chave Philips.

Desencaixe os flats

Com a espátula de plástico, você deve desencaixar o top cover do teclado. Levante suavemente o teclado, tendo cuidado com os flats que estão conectados à placa do notebook. 


Desencaixe os flats do teclado e do touchpad que ficam no centro e depois o flat da tecla power.

Remova os componentes

Agora você vai retirar todos os componentes do notebook para realizar uma limpeza completa. Com cuidado, desconecte o HD e desparafuse o drive de CD/DVD.


Com a ajuda da pinça, desencaixe e retire a bateria. Além disso, desconecte também os fios da antena de wi-fi que ficam sobre a placa e os cabos da caixa de som.


Para remover a placa-mãe, você precisa desconectar os cabos e retirar os parafusos que prendem a placa à carcaça do notebook.


Por último, desparafuse e remova o cooler. E agora com a carcaça vazia, você poderá realizar a limpeza.

Faça a limpeza do notebook

Realize uma limpeza meticulosa de cada componente do seu Asus X451M, respeitando a ordem de cada elemento.

Carcaça

Com a ajuda do pincel, remova a poeira e pequenas sujeiras que ficam espalhadas por toda a carcaça.

Memória

Na placa-mãe, retire a memória com cuidado. Se você nunca fez essa limpeza, aplique o limpa contato nas conexões, tanto da placa, quanto na própria memória e aguarde alguns minutos. Retorne a memória para a placa-mãe e parta para o próximo componente.


Essa etapa não é obrigatória, portanto se não tiver segurança para mexer na placa mãe do seu notebook pode pular esse passo.

Processador

Agora desparafuse e retire o dissipador do processador do notebook.


Aplique um pouco do álcool isopropílico para fazer a limpeza do processador, ele ajuda a retirar a pasta térmica antiga, que fica impregnada na superfície.


Faça essa limpeza com o auxílio de um pano, tanto no dissipador, quanto no próprio processador. Caso a pasta permaneça, utilize a espátula para remover o restante.


Com a ajuda do pincel, retire também qualquer sujeira que tenha ficado sobre a placa.


Para finalizar, aplique um pouco de pasta térmica por cima do processador e coloque novamente o dissipador e parafuse.

Cooler

Novamente com o pincel, faça a limpeza do cooler do notebook. Esse é um componente que acumula bastante poeira, então capriche na limpeza.

Retorne os componentes para a carcaça

Com todos os componentes limpos, chegou a hora de devolvê-los para a carcaça. Comece pelo cooler e depois posicione e parafuse a placa-mãe.


Feito isso, conecte novamente os cabos e coloque a caixa de som e a antena do wi-fi de volta no lugar.


Parafuse o drive de CD/DVD, reencaixe o HD ou SSD do notebook e coloque a bateria de volta.


Posicione novamente o top cover com o teclado sobre a placa do notebook, plugue os cabos flats e finalize pressionando a tampa até escutar o som de encaixe.


Em seguida, coloque todos os parafusos da parte de baixo do notebook e pronto! O seu notebook Asus X451M está completamente limpo.

Como manter o notebook limpo?

Agora que você já sabe como limpar a parte interna do seu notebook, é fundamental garantir a manutenção da limpeza, para uma vida útil maior ao dispositivo. 


Sabemos que o acúmulo de pó ou sujeira pode prejudicar a utilização do seu aparelho, além de causar problemas de funcionamento.


Por isso, é importante ter uma periodicidade na limpeza do seu notebook. Sendo assim, existem procedimentos que você pode inserir na sua rotina.

Limpe a parte externa do aparelho

Use um pano pouco úmido para limpar a parte externa do aparelho. Na hora de limpar a parte de trás da tela, tenha cuidado, pois os componentes são sensíveis.


Faça essa limpeza com movimentos leves. Por último, utilize um pano seco e macio para garantir que nenhuma área fique úmida.

Limpe as entradas de componentes e saídas de ar

Para remover a sujeira das entradas de componentes, utilize um cotonete e esfregue com delicadeza.


Dê uma atenção especial para as saídas de ar, pois elas permitem que o ar quente saia do computador. 

Evite utilizar o ar comprimido para limpá-las, já que ele pode direcionar a sujeira para dentro do notebook. A melhor opção, de fato são cotonetes e um pincel fino na grade até remover toda a sujeira.

Mantenha o seu notebook protegido da sujeira

Para reduzir o acúmulo de poeira e sujeira, você pode utilizar uma capa protetora enquanto o notebook não está sendo utilizado. Além de manter a sua estação de trabalho sempre limpa.

Qual a importância de limpar o notebook?

Existem alguns motivos para manter o seu notebook limpo. Um deles, se trata das questões de higiene, já que o acúmulo de poeira e outros elementos significa também um aumento da presença de microorganismos no aparelho, que podem prejudicar a sua saúde.


O outro motivo é que, com sujeira em excesso, pode haver complicações para o funcionamento do equipamento, podendo reduzir sua vida útil.


Além disso, um notebook sujo tem uma estética ruim e você pode passar uma imagem que não é adequada, seja pessoal ou corporativa.


Para ter acesso a mais dicas de como manter os seus equipamentos em ótimo estado de conservação e com alta performance acompanhe o nosso blog. 


Conheça a bringIT e fique por dentro das novidades de tecnologia e tenha acesso a peças de qualidade para o seu notebook.

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido
Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles