ícone compartilhar redes sociais
Computador Positivo

Como montar um PC com peças de notebook

Welysson

Seu notebook quebrou ou você cansou de usá-lo como computador portátil? Uma das alternativas é adaptá-lo. Nesse artigo você aprenderá como montar um pc com peças de notebook. É isso mesmo que você leu: tomar as peças do notebook e transformar em um PC.

É muito comum que notebooks tenha sua tela danificada. Assim, para não perder todo o equipamento, muitas pessoas optam por repaginá-lo. Dessa forma, usando as peças com criatividade e técnica, é possível montar um computador de mesa para usar em casa ou no escritório.

Saiba como montar um Desk utilizando as peças de um notebook avariado ou quebrado.
É possível montar um computador Desk utilizando as peças de um notebook

Portanto, acompanhe esse artigo e saiba como montar um pc com peças de notebook. Com habilidades básicas em eletrônica, é possível obter um ótimo resultado. Dessa forma, poucas pessoas sequer suspeitarão que o seu novo PC um dia já foi um laptop.

Como montar um PC com peças de notebook

É comum que, em uma queda ou acidente, parte do seu notebook perca as funções originais. Na maioria dos casos, o componente mais danificado é a tela. No entanto, nem sempre é fácil encontrar um equipamento substituto, principalmente se o modelo do seu notebook for antigo.

Em outros casos, você pode estar interessado em comprar um computador para sua empresa, escritório ou casa. Logo, você poderá economizar muito dinheiro apenas adaptando o seu notebook usado para compor um PC.

Os procedimentos necessários para montar um computador utilizando peças de notebook são básicos. Ou seja, você não terá muitas dificuldades se já tiver alguma habilidade em eletroeletrônica. Caso você não preencha esse requisito, recomendamos que procure um profissional.

Materiais necessário

Primeiramente, antes de aprender como montar um pc com peças de notebook, daremos uma lista do que você pode precisar.

A principal dica para qualquer coisa que você for fazer na vida é: planeje com antecedência. Assim, você evitará de iniciar um projeto e, durante a execução, perceber que não tem todos os equipamentos necessários. Portanto, observe bem a placa mãe do seu notebook e o gabinete.

Além do notebook, você precisará de um gabinete para fazer a transferência das placas peças. Este equipamento pode ser encontrado em oficinas de eletroeletrônica ou adquiridos pela internet, por exemplo. Atenção, porém, na escolha do gabinete.

Antes de iniciar a desmontagem e montagem do seu novo computador, veja se você dispõe de todas as ferramentas necessárias.
Separe os materiais necessário para o projeto

Ele não precisa ser novo, mas também não pode ser muito danificado. Opte por peças em bom estado e sem sinais de ferrugem. Caso sejam desgastados, uma sugestão é pintá-los com tinta spray antes de iniciar a montagem. Assim, seu computador parecerá ainda mais profissional.

Além de escolher um bom gabinete, separe tudo o mais que será necessário. Em um papel, escreve a quantidade de fios e adaptadores que serão necessários. Normalmente, esse tipo de projeto requererá ainda solda, fita isolante, cola e objetos afiados para corte de metal fino ou fios.

Agora que já organizou seu equipamento, tem o necessário para aprender como montar um pc com peças de notebook. Já que você chegou até aqui, talvez deseje saber mais sobre PC games. Portanto, clique aqui e leia um artigo exclusivo sobre a montagem desses equipamentos.

Desmontando o seu notebook

Esse é o processo inicial e muito delicado. Você deve ter muito cuidado, pois o sistema interno do computador é muito sofisticado e pode ser danificado durante o manuseio. Assim, certifique-se de que suas mãos estão limpas de gorduras, óleos ou umidade.

Com uma chave de fenda, inicie o desmonte do notebook. Tenha, pois, muito cuidado ao remover cada peça. Antes de retirá-las, certifique-se de que não restou nenhum parafuso preso. É importante, também, não força o equipamento nem seus fios.

Pode ser que, em algum momento, você deseje reverter o seu equipamento para a forma de notebook. Para que isso seja possível, você deve guardar muito bem a carcaça, peças que não utilizará e parafusos. Assim, guarde-as juntas para evitar problemas no futuro.

Os compartimentos internos de um notebook são sensíveis. Tenha muito cuidado ao desmontar o seu equipamento.
Tenha muito cuidado a desmontar seu notebook

Destarte, uma das principais vantagens de adaptar um notebook à computador é poder utilizar os recursos daquele. Assim, você montará um computador que já dispõe de wi-fi embutido, bluetooth e cartão de memória. Verifique se todas as entradas de USB e áudio estão funcionando.

Para interligar as entradas de USB, áudio e vídeo ao gabinete você poderá precisar de alongadores. Esses são cabos que ligaram as saídas e entradas da placa do seu notebook às suas devidas posições no gabinete. Portanto, analise quantos desses você precisará.

Para manter o rendimento do computador, é necessário observar o ciclo de ar dentro do gabinete. Toda placa mãe de notebook já possui um equipamento para providenciar esse ambiente. Em alguns casos, porém, você precisará instalar um segundo coller.

Se você se interessa por notebook, precisa entender de marcas. Assim, saberá que modelos comprar para cada necessidade. Para ajudar você, preparamos um artigo especial falando sobre as principais marcas de computadores portáteis. Clique aqui e leia na íntegra.

Montando o seu PC

Essa é, sem dúvida, a parte mais crucial do projeto: montar as placas e dispositivos do notebook no gabinete. A placa de vídeo será parafusada na estrutura de metal interna do gabinete. Evite, porém, instalá-la na “parede” removível do gabinete e dê preferência a parede interna fixa.

Decida onde a placa será parafusada. Para isso, leve em consideração a distância da placa mãe às entradas de áudio e USB do gabinete. Antes, porém, de abrir os furos na estrutura de metal, marque-as com uma caneta ou pincel. Assim, terá melhor precisão na instalação.

Com uma furadeira, abra furos na base metálica do gabinete nos pontos anteriormente marcados. Após, encaixe o parafuso e use porcas para melhorar a fixação. Agora que a placa já foi posicionada na posição definitiva, vamos para os últimos ajustes.

Por fim, você precisará instalar sua placa mãe no gabinete. Essa etapa é crucial. Tome cuidado e siga todas as recomendações do nosso artigo.
Instale a placa de vídeo do seu notebook no gabinete do seu computador

Por fim, você precisará conectar todas as saídas de áudio, vídeo, USB e demais à placa mãe do seu notebook. Para tanto, usará os fios que foram adquiridos durante a primeira fase do projeto. Essa ligação exige que você use equipamentos de soldagem para eletrônicos.

Em alguns casos, também será necessário cortar alguns pontos do gabinete para encaixar entradas. Isso também deve ser pensado na fase inicial de planejamento do projeto.

Pronto! Agora você já sabe tudo sobre como montar um pc com peças de notebook. Se essa informação te ajudou, envie para um amigo que pensa em desenvolver um projeto desse tipo. Agradecemos por ler o artigo até. Esperamos que tenha gostado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *