Notebook desmontando com partes e peças visíveis

Conheça as principais partes do computador e suas funções

A maioria de nós utiliza computadores e notebooks no nosso dia a dia, mas pouca gente conhece as principais partes de um computador. Muitas vezes, precisamos substituir ou fazer algum reparo nessas partes do computador, mesmo sem saber para que eles servem.

Hoje vamos conhecer as principais partes de um computador e qual a função de cada uma delas!

Computador desktop aberto com as principais partes do computador

Os principais componentes internos do computador

O computador é uma máquina programada para desempenhar várias funções e comandos, como sabemos. Em poucas palavras, como é que um monte de metal e plástico consegue executar os programas e programações essenciais de um computador? A resposta está nos seus componentes internos, ou nas partes internas do computador.

Placa Mãe

A Placa Mãe tem esse nome porque é uma peça pela qual todos os outros componentes do computador se unem e se interligam. Ela é como uma central do computador/notebook, onde as informações são coletadas e difundidas através dessa união de todas as partes do seu sistema operacional.

A Placa Mãe do seu computador se conecta com a placa de vídeo, os pentes de memória, o processador, o HD, as placas de rede… enfim, sua função é permitir a troca de informação entre todos estes componentes e capacitar o funcionamento geral do computador.

Muitas pessoas precisam ou optam por trocar a placa mãe de seus computadores, seja por necessidade ou porque querem que a sua máquina tenha um melhor desempenho. Por exemplo, computadores para gamers podem exigir uma placa mãe mais eficiente no que se refere às suas especificações técnicas.

Um dos principais aspectos a se observar quando for adquirir uma Placa Mãe de forma avulsa é o chamado chipset, que indica quais os processadores (dos quais falaremos daqui a pouco) são compatíveis com ela.

O chipset também indica qual é o tipo de soquete da placa mãe, o que é determinante para se identificar vários outros aspectos referentes ao seu PC, como quais os tipos de memória são compatíveis com aquela placa mãe, quantas entradas USB ela pode processar e outros detalhes técnicos que devem ser observados.

Processador

Pelo que já comentamos logo acima, já sabemos que o seu processador deve ser compatível com a sua placa mãe. Pois bem, o processador é o responsável pela execução de instruções do sistema do seu computador. Isso quer dizer que ele vai executar os comandos dados à máquina.

Em poucas palavras, o processador de um computador é dividido em duas partes, a Unidade Lógico-Aritmética (ULA) e os registradores. A ULA é responsável pelos cálculos e operações lógicas, enquanto os registradores são memórias de acesso rápido para armazenar os resultados dessas operações.

O principal ponto a se atentar sobre os processadores é a sua capacidade, que é medida em Hertz. Por exemplo, 1 um processador de 1 GHz é capaz de fazer 1 bilhão de ciclos de operação por segundo, processando todas as informações necessárias para praticar o comando dado pelo usuário do computador.

Assim, essa atenção à capacidade de processamento em GHz do seu processador vai te indicar a sua eficiência, considerando a sua menor ou maior capacidade de processamento de dados por segundo.

O Hard Disk (HD)

O Hard Disk, ou “HD” tem a função exclusiva de armazenar todos os arquivos e informações do seu computador, permitindo o seu funcionamento. Assim, no HD são armazenados os dados necessários para se processar o sistema operacional, softwares, programas e mesmo músicas e vídeos.

O HD tem um papel importante no funcionamento geral da sua máquina. Como dissemos, ele armazena as informações necessárias para fazer com que o computador funcione e, quando a máquina recebe um comando, o processador “puxa” do HD as informações necessárias para cumprir aquele comando.

Memória RAM

A Memória RAM é diferente daquela memória armazenada no Hard Disk (HD). Veja bem, enquanto o computador está executando o comando, ele precisa de uma “estação de trabalho”, um local onde manter essas informações que ele está processando naquele momento, e este local é a Memória RAM.

É como se o processador recebesse as informações do HD para executar um comando, e o processador mantém essas informações na memória RAM para não precisar requisitar ao HD as mesmas informações o tempo todo, tornando o processo mais rápido e muito menos complicado.

A memória RAM é uma memória temporária do seu computador. Quanto maior a sua capacidade, maior a capacidade do seu computador processar informações simultâneas durante um comando!

Placa de Vídeo

Agora você já aprendeu como é que o computador trabalha com as informações que estão contidas nele para executar um comando, mas como ele faz para transmitir essas informações de forma gráfica para o usuário do computador?

Este trabalho é feito pela Placa de Vídeo, que transmite aquilo que vemos na tela do computador. A qualidade da sua placa de vídeo vai definir a sua capacidade de se gerar imagens com qualidade e eficiência.

Por exemplo, para executar um jogo “pesado”, que demanda que muitos elementos gráficos sejam transmitidos, você pode precisar de uma placa de vídeo de maior potência, que será capaz de transmitir os dados de forma eficiente.

Isso não se refere somente à qualidade da imagem, mas também na velocidade em que os comandos são executados de forma gráfica.

Com certeza você já deve ter passado por um momento em que você executou um comando, como mover o mouse e escrever uma frase no editor de textos e o comando demorou um pouquinho a ser executado pela máquina, certo? Isso pode ter sido um “probleminha” na placa de vídeo que demorou a transmitir visualmente aquele comando.

Conheça algumas de nossas ofertas em Memórias Ram.

Fonte de Alimentação

Bom, todas estas partes do computador precisam de uma fonte de energia para os manter funcionando e é exatamente isto que a fonte de alimentação faz: ela recebe a energia da rede elétrica e a distribui aos componentes de seu computador.

A Fonte de Alimentação tem essa função de equilibrar e transmitir a energia recebida, por isso deve-se atentar à potência da fonte. Veja bem, se a potência for menor do que é necessária para fazer aquela máquina funcionar, a falta de equilíbrio na energia elétrica pela fonte de alimentação pode causar danos ao computador.

Os notebooks têm uma fonte de alimentação externa que é ligada diretamente na tomada e alimenta o seu sistema. Conheça algumas de nossas ofertas em fontes para notebook.

Esses são alguns dos principais componentes de um computador! Esperamos que as informações sobre como eles funcionam te ajudem a entender melhor o seu computador e a fazer melhores escolhas no momento de adquirir algum desses componentes.

Aproveite para ler outros artigos em nosso blog e não deixe de visitar o site da bringIt para conferir as melhores ofertas de informática do mercado.

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles