cooler para notebook

Cooler não liga: veja o que pode gerar isso

Algumas peças em máquinas podem apresentar problemas rapidamente, portanto, merecem ter certa atenção. O cooler é um importante item do computador e notebook e quando o cooler não liga o usuário pode ter alguns problemas sérios, vamos tratar aqui deles e, é claro, da resolução.

Cooler é a parte do computador responsável pelo resfriamento dos membros internos. Ele pode apresentar alguns problemas durante seu tempo de utilização, alguns deles que não podem ser resolvidos manualmente, outros que prejudicam a máquina como todo e, portanto, necessitam de um bom técnico para lidar com elas.

Então, aqui vamos apresentar as possibilidades de acordo com os problemas mais comuns enfrentados por usuários, assim como, vamos mostrar a solução ideal para que possa ganhar o máximo de desempenho da sua máquina, sem perder nada!

cooler para notebook

Cooler não liga: devo levar a um técnico?

Antes de levar a um técnico, é trivial tentar entender um pouco sobre o problema, já que ele sozinho pode gerar grandes dores de cabeça.

Como parte principal no sistema de resfriamento, ficar sem um cooler pode fazer com que seu aparelho aqueça muito, ocasionando possíveis perdas de componentes e/ou o desligamento rápido da máquina quando chega a certa temperatura.

Então, a primeira dica aqui dada é: se essa peça não está funcionando para uso, não ligue a máquina e tente resolver.

Indícios do não funcionamento

O primeiro sinal que pode representar que o cooler não está funcionando é não o ouvir. É muito comum acontecer da máquina não apresentar o típico barulho das “hélices” da peça, nesse caso, é importante sim procurar uma assistência técnica o quanto antes.

Os problemas que podem ser gerados com base nisso são diversos, vamos ver alguns deles a seguir.

Cooler não liga porque está sujo

Começando pelo motivo mais comum. Quando há muita sujeira no computador, por exemplo, é necessário que ele seja limpo. No entanto, a partir do momento em que negligencia isto, as consequências acabam sendo diversas.

O cooler é com certeza uma das peças que mais se perdem nesse meio, afinal, muita poeira nas suas “hélices” podem prejudicar e fazer com que elas não girem. 

Nesse caso, no entanto, a solução é simples, basta fazer a limpeza da máquina para que ele volte a girar e o computador possa receber normalmente o ar que ele proporciona.

Não funciona mais

É claro, todo produto tem sua vida útil e o motivo pelo qual essa peça não está funcionando pode ser porque ela já “deu tudo o que tinha”. Isso acontece com todos os componentes do computador, no entanto, alguns precisam ser trocados com mais pressa.

Por exemplo, se um HD parar de funcionar, terá problemas, entretanto, dificilmente ele levará esses problemas para o restante da máquina, o que é algo ótimo!

Já se o cooler para de funcionar, troque-o imediatamente. Essa peça é fundamental para que muitas máquinas possam operar em seu “máximo” sem sofrer danos internos.

Apesar de ser um problema comum, o processo de aquecimento de alguns produtos pode e gera vários contratempos.

Problemas no processador

Sim! Quando o problema é interno, até mesmo o processador entra na jogada. Alguns itens de um computador podem ter relação direta com outros componentes.

Nesse caso específico, quando a peça não liga, significa que ela está com algum problema relacionado a sua funcionalidade, o que é, na verdade, muito comum. O que acontece é que o PC ligará normalmente, no entanto, o cooler não irá girar.

Essa questão pode fazer com que seu PC não ligue mais, portanto, deve ser tratada o quanto antes.

Como posso resolver?

Bem, a verdade é que cada problema possui uma resolução, apesar disso, há uma maneira mais fácil de tentar lidar com isso.

O processo é simples, a partir do momento em que perceber que a peça não está mais girando você deve começar uma limpeza mais profunda nos componentes, retirando ele da máquina e utilizando um aspirador de pó para o processo.

Quase sempre isto é suficiente, no entanto, em certos casos, é comum acontecer do problema persistir. Nesse caso talvez a melhor opção seja retirar o conjunto completo, isto é, ventoinha + dissipador.

Depois da troca é bem provável que a máquina volte a funcionar normalmente, então não há grandes riscos.

cooler para notebook

Cooler não liga: Water cooler é uma opção?

Se você deseja algo mais seguro para sua máquina que a permita exercer todas as suas funcionalidades. Sem o risco de esquentar e perder componentes, um water cooler é com certeza uma opção.

Nesse caso, é necessário um investimento um pouco maior, porém, a maioria das pessoas considera esse bastante retornável.

O Cooler não ligar é algo comum. Como foi visto, há algumas causas básicas e de simples entendimento que podem causar isto, entretanto, na maioria das vezes é possível encontrar certa facilidade em resolver.

O water cooler pode realmente diminuir a possibilidade de problemas com relação ao aquecimento da máquina. Então é interessante, principalmente caso deseje montar o PC gamer, utilizar esse item para melhorar a performance da máquina!

Onde posso encontrar ajuda?

De fato, nem sempre conseguimos resolver o problema por nós mesmos. A questão do cooler é mais simples de ser ligada, já que em vários locais existem profissionais que sabem exatamente o que fazer nesse momento.

A dica aqui é procurar uma assistência técnica o quanto antes. Será ela que irá ajudar para que você tenha mais capacidade em lidar com o problema de forma mais rápida. 

Caso não consiga mais fazer algo pelo cooler, pode contar conosco para uma busca por uma peça nova. Além de oferecermos uma grande variedade de itens para seus eletrônicos, possuímos também um blog repleto de informações para que possa entender melhor sobre qualquer problema que sua máquina apresentar.

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles