ícone compartilhar redes sociais
Três memórias RAMs no meio de outros componentes

Memória RAM com defeito? Entenda como resolver

adminblog_USR

Todos nós já tivemos que lidar com um computador ou notebook lento, seja em casa ou no trabalho. A lentidão pode ser causada por vários motivos diferentes, entretanto, é comum que ela esteja relacionada a uma memória RAM com defeito. Nesse artigo ensinaremos como você pode resolver esse problema.

A memória RAM é indispensável para o bom desempenho da máquina. Sem ela, utilizar um notebook ou desktop se torna um verdadeiro desafio. Por isso, é importante estar atento às condições da memória RAM e a sua capacidade.

Lembre-se, a memória RAM precisa ser compatível com as atividades que serão realizadas pelo notebook. Não adianta comprar uma memória RAM com menos capacidade para economizar dinheiro e esperar que ela consiga rodar diversos programas ao mesmo tempo.

Antes de dizer que o computador tem uma memória RAM com defeito, é importante se certificar de que sua capacidade condiz com as tarefas realizadas. Caso contrário, o ideal é trocar a peça por uma com a capacidade adequada.

Para explicar melhor como resolver os problemas de uma memória RAM com defeito, primeiro precisamos entender melhor o que é essa peça e qual a sua função.

O que é uma memória RAM e qual a sua função?

A expressão RAM é uma sigla em inglês para Random Access Memory. Em uma tradução livre para o português, é algo como memória de acesso aleatório.

Assim como o HD e o SSD, ela faz parte do sistema de armazenamento de computadores e notebooks. A memória RAM atua como um espaço onde os dados dos programas e do sistema operacional são mantidos temporariamente. Somente quando a máquina é desligada esses dados são repassados para o HD ou SSD.

Por guardar os arquivos apenas temporariamente, a memória RAM é mais rápida. O HD e SSD, que mantém os arquivos durante longos períodos, são mais lentos.

A memória RAM pode ser encontrada com diferentes capacidades no mercado (4 GB, 6 GB, 8 GB, 12 GB etc.) e quanto maior for essa capacidade, mais programas poderão ser usados ao mesmo tempo sem travar a máquina.

Além disso, quanto maior a capacidade, mais simples é para a memória RAM lidar com programas mais pesados, como jogos e editores de imagem e vídeos.

Sintoma de uma memória RAM com defeito

Existem alguns sintomas clássicos que podem indicar uma memória RAM com defeito. Por exemplo, lentidão demasiada, travamento do sistema e “tela azul”. Entretanto, existem outros sintomas que também podem estar relacionados com a memória RAM com defeito, como aumento do número de arquivos corrompidos, baixo desempenho e erro na placa de vídeo.

Toda vez que ocorre uma falha de gravação ou leitura na memória RAM, o notebook ou computador para de funcionar ou desliga sozinho. Isso evita que dados incorretos e arquivos corrompidos sejam repassados para o HD ou SSD.

Caso qualquer um desses problemas surjam, o ideal é investigar sua causa o mais rápido possível. Assim, podemos evitar uma dor de cabeça maior no futuro.

Diagnóstico de memória RAM

Para termos certeza de que a memória RAM está com problemas, podemos usar uma ferramenta disponível no próprio Windows. Ela analisa a memória RAM e consegue detectar quando existe algum problema.

Para ativar essa ferramenta é só seguir o passo a passo:

  1. No menu iniciar, acesse o ícone da engrenagem para ir à página de Configurações do Windows;

  2. Na barra de pesquisa, busque por memória. Entre as opções aparecerá “Diagnosticar problemas de memória no computador”. Clique nesta opção;

  3. Na nova página aberta, você deve clicar em “Reiniciar agora e verificar se há problemas”. Geralmente essa é a opção recomendada pelo sistema operacional. Lembre-se: depois de clicar nessa opção, o notebook será reiniciado, por isso tenha certeza de que todos os seus arquivos estão salvos;

  4. Ao ligar novamente, a tela do computador mostrará “Ferramenta de diagnóstico de memória do Windows”. Alguns testes serão realizados e você precisa esperar a sua conclusão;

  5. Quando a ferramenta terminar sua análise, ela vai dizer se a memória RAM está com defeito ou não.

Diagnóstico de memória RAM com defeito

Se o resultado da análise é de que a memória RAM está com defeito, isso quer dizer que a peça está com algum problema e precisa ser trocada. Nesse caso, o ideal é que você procure por uma assistência técnica de qualidade ou acione o fabricante, se a máquina ainda estiver na garantia.

O que acontece é que a maioria dos problemas da memória RAM são causados por defeitos internos nos pentes ou em outras peças. Por isso, a troca é a solução mais simples e barata.

Diagnóstico de memória RAM sem defeito

Se o diagnóstico foi de uma memória RAM sem defeito, mas o seu notebook continua lento e desligando sozinho, pode ser porque há um vazamento de memória RAM ou a BIOS está tendo problemas em identificar a memória RAM.

O vazamento de memória RAM acontece quando um programa não libera o espaço da memória RAM que não é mais necessário. Com isso, o notebook fica sobrecarregado e mais lento.

Resolver essa situação é fácil. Basta acessar o Gerenciador de Tarefas (clique em Ctrl +Alt + Del, ao mesmo tempo, e selecione a opção certa). Na aba “Processos” você vai poder identificar quais programas estão consumindo mais memória RAM.

Selecione os programas responsáveis por consumir mais memória RAM e clique em “Finalizar Processo”. Se a lentidão acabar, é sinal de que esses programas estão consumindo mais memória que o necessário. O recomendado é desinstalá-los para evitar que esse problema não volte a acontecer.

BIOS é um chip localizado na placa-mãe, responsável pelo reconhecimento do hardware do notebook, incluindo a memória RAM. Ele é a primeira coisa a funcionar quando um computador é ligado.

Geralmente após um upgrade na máquina e troca de algumas peças, o BIOS pode ter problemas em identificar os componentes do notebook. Nesse caso, acesse o site do fabricante, procure pelas atualizações de software do seu modelo e faça a atualização do BIOS. Assim, ele não terá problemas em reconhecer a memória RAM.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *