Meu Notebook HP Está Com Problemas, Como Resolver?

O seu notebook HP não inicia? Fica exibindo uma tela preta em que não há mensagens de erro exibidas ao iniciar ou reiniciar?

Há diversas razões para que um computador HP não se inicie ou entre no sistema operacional Windows.

Se o computador não inicializar ou reinicializar, você verá ou ouvirá um sintoma que indicará a área geral do problema.

Sintoma na inicialização: Os LEDs se acendem, mas o computador não inicia ou reinicia e exibe uma tela preta

É importante ficar atento para ver se:

  1. Os LEDs se acenderem para indicar que há energia disponível?
  2. Você deve consegue escutar som da ventoinha ou da unidade de disco rígido girando?
  3. Ao olhar para tela você não vê nenhuma cor, imagens ou texto?

Se confirmado os 3 sintomas citados acima, você então deve seguir o passo a passo deste artigo, para corrigir o problema do seu notebook HP.

A causa desse problema pode ser a falha de um componente de hardware ou um erro na instrução enviada pelo BIOS a um componente de hardware.

Antes de começar a solução de problemas em seu notebook HP

Antes de começar a solucionar problemas em seu computador, siga as instruções abaixo:

Em primeiro lugar, execute uma reinicialização física.

Se o computador subitamente deixar de inicializar corretamente, faça uma redefinição física.

Passo a passo de uma redefinição física:

  • Desconecte todos os dispositivos periféricos;
  • Remova todos os dispositivos USB e cartões de mídia;
  • Teste o computador, não os acessórios!
  • Desconecte o adaptador de alimentação CA;
  • Remova a bateria e mantenha pressionado o botão Liga/Desliga por pelo menos 15 segundos.
  • Reconecte o adaptador CA (mas não conecte a bateria);
  • Pressione o botão Liga/Desliga;
  • Procure LEDs acesos ao lado das teclas caps lock e num lock e ouça se há sons da ventoinha ou da unidade de disco rígido girando.

Passo a passo para uma redefinição física: O que fazer após a sua execução

Nenhuma mensagem de erro foi exibida, então:

  • Conectar um monitor externo para testar o vídeo;
  • Testar se há problemas nos módulos de memória;
  • Testar se há problemas no disco rígido;
  • Contate a HP para obter assistência técnica.

Meu notebook HP mostra uma tela preta sem mensagens de erro ao iniciar

Se o monitor continuar apagado (tela preta ou branca) após uma redefinição física? Sim! Então, conecte temporariamente um monitor externo para testar a exibição de imagens do notebook.

A imagem esta exibida no monitor externo? Se sim, efetue os testes a seguir:

Como conectar um monitor externo para testar o vídeo em um computador portátil?

A tela do notebook pode permanecer na cor preta quando há algum driver de vídeo corrompido ou algum problema com a luz interna da tela de LCD.

Então, é possível testar a tela conectando um monitor externo e reiniciando o computador.

Para que o teste com um monitor externo seja útil, a tela do notebook pode estar preta, mas você deve ouvir os sons do seu notebook. Por exemplo, de ventoinhas, unidades girando ou tons de bipe, os quais indicam que o computador está em funcionamento.

Você ouve sons de operação, porem, nenhuma imagem esta sendo exibida em nenhum dos monitores? Então entre em contato com um centro de reparo autorizado e de sua confiança.

Outros possíveis problemas em seu notebook HP

Se não houver nenhum som proveniente do computador quando a alimentação é ativada, em seguida, verifique se há algum problema diferente.

Por exemplo, chip de memória RAM solto ou disco rígido desconectado.

Se estiver experimentando problemas de visualização no monitor externo, clique em f4, da mesma forma para alternar a imagem da tela entre os dispositivos de exibição conectados ao sistema.

Por exemplo, se um monitor estiver conectado ao computador, pressionar esta tecla alterna a imagem da tela do computador para o monitor externo e para exibição simultânea no computador e no monitor.

A imagem esta sendo exibida no monitor externo? Sim! Então, pode haver um conflito no driver de vídeo com a tela de LCD do notebook HP.

Com o monitor externo conectado, baixe e instale os drivers mais recentes para o seu computador e placa de vídeo.

Se você não possui monitor externo, então, talvez seja possível ver alguma imagem alterando a resolução da tela de LCD para um modo mais baixo.

Para alterar a resolução, ligue o computador e pressione a tecla f8.

Se a imagem estiver aparecendo no nível do BIOS, uma tela de texto é exibida e você poderá selecionar a opção permitir vídeo em baixa resolução.

Se a imagem não estiver funcionando no nível do BIOS, entre em contato com um centro de assistência técnica autorizada, ou um profissional de sua confiança.

Como medida final, se houver imagem no monitor externo e você possui o BIOS mais recente, o chipset da CPU e os drivers de vídeo instalados, mas a tela do notebook ainda permanecer na cor preta, a tela de LCD pode estar com defeito.

Talvez seja necessário entrar em contato com a HP para obter assistência técnica ou enviar o notebook à assistência para que a tela seja substituída.

Desconecte todos os periféricos e repita a redefinição física

Mesmo que você seja instruído a desconectar todos os dispositivos periféricos do notebook antes de realizar uma redefinição física, alguns dispositivos geralmente são negligenciados.

Então vale apena retornar a esse processo com mais atenção!

Verifique duas vezes se todos os dispositivos estão desconectados, como:

  • teclado e mouse externos (com ou sem fio);
  • unidades e dispositivos externos USB;
  • pen drives e flash drives;
  • dispositivos de armazenamento em rede;
  • placa PC;
  • cartões de memória SD;
  • express card;
  • conexões eSata;
  • dispositivos firewire ou similares;
  • impressora;
  • scanner;
  • câmera;
  • replicador de portas ou estação de acoplamento;
  • CDs/DVDs que esteja na unidade de disco óptico;
  • mídia que esteja no leitor de cartões.

Por fim, siga para a seção: Testar se há problemas nos módulos de memória.

Testar se há problemas nos módulos de memória do seu notebook HP

Ao ligar o notebook HP, um dos primeiros testes de hardware a ser realizado é a verificação de memória.

Se o teste de inicialização não conseguir acessar os chips de memória, ele será interrompido e nenhuma outra atitude poderá ser tomada.

Em outras palavras, quando o botão Liga/Desliga é pressionado, os LEDs podem acender por alguns instantes e a ventoinha pode começar a girar, porém em seguida tudo é interrompido.

Esse problema deve ser resolvido antes de iniciar o BIOS ou o Windows e antes de realizar qualquer outro teste.

Alguns notebooks HP vêm com dois módulos e têm dois compartimentos de memória.

Se ocorrer o erro da tela preta, o problema poderá ser com um dos cartões de memória ou com um dos slots de memória, ou ainda algum cartão pode não ter sido encaixado adequadamente no slot.

Para determinar se um módulo de memória está causando a falha, tente isolar o problema executando o autoteste da memória, verificando se há módulos de memória soltos, testando os módulos de memória e testando os slots de memória.

Também é possível testar a memória usando o HP PC Hardware Diagnostics (UEFI).

O compartimento do módulo de memória em grande parte dos notebooks está localizado na parte inferior do gabinete.

A posição exata varia de acordo com o modelo. No entanto, em alguns modelos, o compartimento da memória está sob o teclado.

Consulte o Guia do Usuário para saber o local exato dos módulos de memória do seu notebook.

Se tiver ficado com alguma dúvida referente ao processo ensinado neste artigo, envie uma mensagem aqui no campo de comentários encontrado no final desta página.

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