upgrade processador

Saiba como fazer overclock no processador e aumentar a sua velocidade!

O overclock de um componente em seu computador – geralmente o processador e, ocasionalmente, a placa gráfica – faz com que seu computador funcione mais rápido do que o previsto originalmente. Isto permite melhorar o desempenho de seu computador sem gastar dinheiro para atualizar ou melhorar seu PC.

Entretanto, nem todos os computadores suportam o processo de overclock, e há alguns riscos associados a esse processo. Aqui está tudo o que você precisa saber.

Posso fazer overclock em meu processador?

Vamos começar com a pergunta mais importante: Você pode fazer overclock em seu processador?

processador

Nem todo processador suporta esse processo. Uma maneira de descobrir é examinar o nome de seu computador ou notebook.

A Intel, por exemplo, acrescenta a letra “K” aos processadores que podem passar pelo processo de overclock, como o Intel Core i7 9700K. Além disso, todos os processadores da série “X” da Intel (usados principalmente para multimídia profissional) podem ser melhorados através do overclock.

No lado da AMD, não há nada com o que se preocupar. Todas as CPUs modernas da AMD Ryzen são “desbloqueadas” para esse processo. Se você tiver um modelo mais antigo, você pode executar uma rápida busca no Google para ver se o overclock pode ser realizado.

Em teoria, qualquer CPU pode sofrer overclock. Mas o overclock só pode ser feito elevando o que é chamado de relógio base – ou seja, a velocidade do relógio de sua placa mãe e de todo o seu sistema (incluindo o processador, RAM e dispositivos PCI Express, tais como placas de som ou placas gráficas).

E só porque você pode fazer overclock de um processador, não significa que você deva. Se você não souber o que está fazendo, você pode esperar encontrar problemas de estabilidade do computador.

As seções seguintes explicam como comparar seu sistema para verificar o desempenho básico de sua CPU, testar o estresse, verificar a temperatura e – finalmente – como fazer overclock no processador.

Determine a temperatura central da sua CPU

Antes de começar, é fundamental verificar a temperatura de seu processador, porque o overclock vai aumentá-la – e você vai querer medir a mudança de temperatura.

Realize um teste de estresse do sistema

Se você pretende realizar um overclock, você deve fazer o teste de estresse do processador por algumas horas. Afinal, você quer ter certeza de que seu sistema atual é estável sob a atual velocidade padrão do relógio. Se você encontrar problemas mais tarde, você deverá saber o por quê.

O teste de estresse do sistema coloca uma carga constante de 100% em todos os núcleos de CPU. Deixe-a funcionar por uma ou duas horas e veja o que acontece.

Verifique o desempenho de seu processador

Antes de poder reconhecer melhorias, você precisa saber por onde está começando. Você deve começar pelo desempenho atual do seu computador.

aplicando pasta térmica em pc

Como fazer overclock no processador

Acesse sua BIOS

Pronto para começar? A única maneira confiável de fazer overclock em seu sistema é alterar as configurações na BIOS de seu computador. A BIOS contém as principais configurações do seu PC.

Para acessar a BIOS, você deve desligar seu computador e ligá-lo novamente. Quando o computador reiniciar, pressione a tecla DELETE, F2, ou F10 repetidamente.

Isso permite que você entre nos controles da BIOS do seu PC. A combinação exata de teclas varia de acordo com a marca e modelo do fabricante. Normalmente, é exibida uma mensagem, algo do tipo: “Pressione F2 para entrar em Setup”.

Escolha entre overclock automático ou manual

Dependendo do fabricante da placa-mãe, a BIOS pode fornecer uma função de Overclock Automático ou Manual.

A opção automática pode ser mais segura, mas os resultados geralmente não são nada especiais. É por isso que recomendamos seguir com a abordagem manual.

Ajuste o multiplicador do processador

O primeiro passo para aumentar a velocidade do relógio deve ser aumentar o multiplicador.

Por exemplo, um multiplicador de 36 (x100 MHz) lhe dá 3,6 GHz.

Gradualmente eleve o multiplicador um passo de cada vez. Isto geralmente é feito digitando o número ou usando a tecla + no teclado.  Desse modo, acelere um pouco seu computador.

Então, se tudo correr bem, volte e acelere um pouco mais. Você pode começar aumentando o multiplicador para um núcleo e ir devagar nos outros. Quanto mais núcleos você faz overclock, mais quentes (e mais instáveis) o processo pode ser

Salve suas configurações e reinicialize o sistema.

Por fim, faça o teste de estresse e de temperatura para estimar a estabilidade e o desempenho de seu processador.

Porém, cada vez que você faz overclock no processador, seu computador ficará mais quente. Portanto, certifique-se de ter um resfriamento adequado!

Ao aumentar a voltagem e os multiplicadores um a um, você acabará encontrando o overclock máximo em seu sistema.

Conheça os produtos da BringIT!

Se nós te ajudamos nesse post sobre como fazer overclock no processador e aumentar a sua velocidade, temos certeza que podemos te ajudar ainda mais!

A BringIT é uma loja a mais de 10 anos no mercado. Nesse sentido, nós contamos com um catálogo variado que abrange diversas marcas, séries e modelos. Igualmente, nossos produtos são de alta qualidade e alta performance e passaram por rigorosos testes que atestam tudo isso.

Somos especializados em baterias e oferecemos todo o suporte necessário para lhe ajudar na compra. Como resultado da nossa seriedade com o cliente, oferecemos 8 meses de garantia em suas baterias!

Achou pouco? Pois não! Além disso, nós temos preços justos e que cabem em seu bolso. Isso porque respeitamos os nossos clientes e apostamos em oferecer um belo custo-benefício! Diferencial, não é mesmo?

Procurando por uma nova bateria para o seu notebook? Clique aqui e conheça as nossas opções! Se o seu problema é fonte, nós também temos a solução! Então, clique aqui e confira!

Está em busca de mouses, teclados, fones de ouvido ou outros periféricos? Saiba quais são as nossas opções clicando aqui! Veja também um pouco mais dos nossos produtos em nosso site!

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles