ssd e hd

Saiba como trocar o HD do seu computador

Você precisará substituir o HD em seu computador por uma de duas razões: ou seu disco rígido atual sofreu uma falha de hardware e precisa ser substituído ou você deseja atualizar seu disco rígido principal para aumentar a velocidade ou a capacidade. Portanto, independente do motivo da troca você deve saber como trocar o HD do seu computador com segurança e da forma correta.

Substituir um disco rígido é uma tarefa bastante fácil que qualquer um pode completar com um pouco de ajuda. Em outras palavras, não se preocupe – você pode fazer isso!

O espaço no disco rígido não é infinito. Os HDs de hoje, com capacidades superiores a 1TB, podem criar essa ilusão. Mas à medida que os tamanhos dos discos aumentam, as formas de consumir a capacidade dos discos também se expandem.

Essa é a má notícia. A boa notícia é que aprender como instalar um novo disco rígido não é difícil, portanto não há necessidade de se preocupar com um disco rígido que esteja quase cheio. Continue lendo para saber como instalar um novo disco rígido para substituir um antigo.

hd (hard disk)

Como trocar HD: Informações importantes

Para substituir um disco rígido, você precisará fazer backup dos dados que quiser manter, desinstalar o disco rígido antigo, instalar o novo disco rígido e então restaurar os dados de backup. Aqui está um pouco mais sobre as três etapas necessárias:

Fazer o backup dos dados que você quer manter é a etapa mais importante neste processo! O disco rígido não é a coisa mais valiosa – são os arquivos valiosos que você criou e coletou ao longo dos anos. Imagine perder as fotos da sua família ou até mesmo os documentos importantes do seu emprego.

O backup pode ser algo tão simples quanto copiar arquivos que você quer para um grande pen drive ou outro tipo de armazenamento que você não está usando. Melhor ainda, se você ainda não estiver fazendo backup regularmente, use isto como uma oportunidade de começar com um serviço de backup em nuvem para que você nunca mais tenha a chance de perder um arquivo novamente.

Desinstalar o disco rígido existente é fácil. Certifique-se de que seu computador esteja desligado e depois desconecte o disco rígido e remova-o fisicamente.

Os detalhes aqui dependem do tipo de computador que você tem mas, em geral, isto significa remover os cabos de dados e de energia ou deslizar o disco rígido para fora do compartimento em que está instalado.

Instalar o novo disco rígido é tão simples quanto reverter os passos que você tomou para desinstalar o que você está substituindo! Fixe o disco onde o antigo estava antes e depois reconecte os mesmos cabos de energia e de dados.

Quando seu computador estiver de volta, é hora de formatar o disco rígido para que ele esteja pronto para armazenar arquivos. Uma vez feito isso, copie os dados que você fez backup para o novo drive e você está pronto!

Como trocar HD: Identificando o disco rígido de substituição adequado, HD ou SDD?

Antes de poder substituir um disco rígido em seu PC por um novo drive, você precisará determinar o tipo de drive que você precisa comprar.

A escolha mais importante que você precisa considerar é se você quer um disco rígido mecânico (chamado de HD) ou um drive de estado sólido (chamado de SSD). As SSDs são menores em dimensões do que os HD. Elas também são muito mais rápidas. Se você quiser acessar programas com menos espera, então uma SSD é uma das melhores atualizações que você pode fazer em seu PC.

No entanto, uma SSD é mais cara do que um HD para a mesma quantidade de armazenamento. Portanto, uma escolha popular é comprar um SSD menor, digamos cerca de 256GB, para instalar seu sistema operacional e programas.

Então você também pode comprar um HD de grande capacidade, digamos cerca de 1TB, para armazenar suas mídias como fotos e músicas ou sua biblioteca de jogos. Dessa forma, seu sistema operacional será rápido, mas você também terá muito espaço de armazenamento.

Se você tiver um sistema mais novo com bastante RAM e um bom processador, então você se beneficiará muito com a atualização para um SSD. Tudo funcionará muito mais rápido e seu computador será muito melhor de usar.

Mas se você tiver um computador muito antigo que é limitado por um processador antigo e não tem muita memória RAM, então você não verá necessariamente muitos benefícios com a atualização para um SSD.

Nesse caso, você pode muito bem economizar seu dinheiro e se ater a um HD.

abrindo tela de notebook com mal contato

Tipos de conexão de dados HD

Atualmente, a maioria dos discos rígidos utilizam uma conexão de dados conhecida como SATA. No entanto, computadores muito antigos poderiam, em vez disso, suportar uma conexão de dados chamada IDE.

Você pode facilmente perceber a diferença entre os dois porque uma conexão IDE usa numerosos pinos, enquanto que a SATA usa um conector em forma de L sem pino.

Tamanho físico do HD

Você também precisará se certificar de comprar uma unidade com as dimensões físicas corretas. Existem dois tamanhos populares de discos rígidos: de 3,5 polegadas e 2,5 polegadas. O maior é construído para sistemas desktop, enquanto o menor é geralmente para notebooks e desktops compactos.

No entanto, os SSDs geralmente vêm no tamanho de 2,5 polegadas, independentemente do tipo de máquina em que devem ser instalados. Esta regra não é absoluta, no entanto, porque alguns computadores multifuncionais usam unidades de 2,5 polegadas.

Inicialização e particionamento

Uma vez que você tenha substituído seu antigo drive, você vai querer inicializar seu PC. Desta forma, você pode ter certeza de que tudo está funcionando bem. Supondo que você tenha salvado seus dados de seu antigo drive para o novo uma vez, este processo deve ser mais rápido.

Você provavelmente deveria visitar o utilitário de Gerenciamento de Disco, que pode ser encontrado visitando a seção Ferramentas Administrativas > Gerenciamento de Computador do Painel de Controle do Windows, para garantir que o Windows esteja reconhecendo e usando toda a capacidade de seu novo disco rígido. Se não estiver, você pode estender a partição atual para cobrir o espaço livre ou criar uma nova partição de disco rígido.

Se você não acabou clonando seu disco, esta etapa será irrelevante. Porque você terá que formatar e particionar o novo disco durante o processo de instalação de seu sistema operacional.

Trocar um HD em seu PC pode parecer uma tarefa intimidadora se você não souber muito sobre hardware. Mas é um processo bastante simples e pode tornar sua experiência usando seu computador muito melhor.

Conheça os produtos da BringIT!

Se nós te ajudamos nesse post sobre como trocar HD, temos certeza que podemos te ajudar ainda mais!

A BringIT é uma loja a mais de 10 anos no mercado. Nesse sentido, nós contamos com um catálogo variado que abrange diversas marcas, séries e modelos. Igualmente, nossos produtos são de alta qualidade e alta performance e passaram por rigorosos testes que atestam tudo isso.

Somos especializados em baterias e oferecemos todo o suporte necessário para lhe ajudar na compra. Como resultado da nossa seriedade com o cliente, oferecemos 8 meses de garantia em suas baterias!

Achou pouco? Pois não! Além disso, nós temos preços justos e que cabem em seu bolso. Isso porque respeitamos os nossos clientes e apostamos em oferecer um belo custo-benefício! Diferencial, não é mesmo?

Procurando por uma nova bateria para o seu notebook? Clique aqui e conheça as nossas opções! Se o seu problema é fonte, nós também temos a solução! Então, clique aqui e confira!

Está em busca de mouses, teclados, fones de ouvido ou outros periféricos? Saiba quais são as nossas opções clicando aqui!

Veja também um pouco mais dos nossos produtos em nosso site!

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles