Tela notebook dell

Tela do notebook Dell piscando: o que devo fazer?

Tela notebook dell

Imagine o seguinte cenário: você pega o seu notebook Dell para estudar ou trabalhar e se depara com a tela piscando. Primeiro o pânico, e depois várias coisas passam pela sua cabeça: ele caiu no chão? Vou precisar comprar outro? Será que é só a tela ou outro componente? Será que tem conserto?

Enfim, é assustador. Mas estamos aqui para te ajudar a resolver essa situação Dependendo do tempo de uso, pode ser que alguns componentes do seu notebook Dell passem a apresentar alguns defeitos, e um deles é a tela piscando. Isso pode atrapalhar bastante os usuários que utilizam o equipamento com frequência.

Esse tipo de problema pode ser evitado com algumas medidas preventivas, que aumentam a vida útil do seu equipamento, como a conservação e limpeza do seu notebook Dell. Mas e quando o problema já começou, como proceder? A tela piscando pode parecer um problema bem sério e insolúvel, mas investigando as causas pode ser que se resolva com bastante facilidade.

Para descobrir, veja este artigo que preparamos para você!

Causas possíveis para a tela do notebook Dell piscando

Sujeira nos componentes internos

É normal que, enquanto utilizamos o notebook, acumule um pouco de sujeira em suas partes, e com o tempo essa sujeira pode se acumular e se tornar um problema. A sujeira acumulada pode danificar peças e atrapalhar o desempenho do seu notebook Dell, fazendo a tela apresentar um mau funcionamento.

Para prevenir esse tipo de situação, é preciso realizar uma limpeza interna do seu notebook, pelo menos a cada seis meses. Para isso, encontre uma assistência técnica autorizada da marca e se informe sobre o serviço.

Temperatura

É muito importante evitar utilizar o seu notebook Dell sobre o seu colo, cobertores, ou almofadas, pois isso pode impedir o resfriamento do seu Notebook e gerar um superaquecimento. Essas altas temperaturas podem danificar componentes e fazer com que eles apresentem falhas, mau funcionamento e até mesmo pararem de funcionar. Para evitar esse tipo de problema, procure utilizar o equipamento sobre superfícies planas e frescas, possibilitando o seu resfriamento por meio do cooler interno.

Além disso, se esse cooler apresentar problemas de funcionamento ou parar de funcionar, o notebook Dell não poderá realizar seu resfriamento interno, podendo também danificar componentes, fazer com a tela apresente problemas, ou até mesmo que ele não ligue mais. Se for esse o caso, será necessário levar o equipamento até uma assistência técnica Dell para realizar a troca da peça.

Peças soltas

Os componentes internos de um notebook podem se soltar por diversos motivos, seja em decorrência de uma queda ou pancada, pela manipulação no uso ou simplesmente por conta de um encaixe mal feito durante a montagem. Pode ser um problema de conexão da memória, por exemplo, que se ajustado, pode resolver o problema da tela.

Para verificar se essa é a causa do problema, será necessária uma avaliação interna do seu notebook. Isso pode ser feito por você ou por um profissional na assistência técnica.

Memória ou processador

Defeitos na memória ou no processador do notebook pode ocasionar problemas e mau funcionamento da tela do seu computador, sem estar relacionado diretamente com o visor. O que pode acontecer é uma falha em um ou mais pentes da memória do notebook, fazendo com que a tela comece a piscar, prejudicando a exibição correta das imagens no visor. Nesse caso, o display consegue permanecer ligado, mas com falhas.

Para verificar se esse é o problema do seu notebook Dell, será necessário realizar o teste de cada um dos pentes de memória do computador e verificar qual deles que apresenta falhas no funcionamento. Identificando o componente defeituoso, será necessário efetuar a troca do mesmo. Como apenas um pente defeituoso pode impactar no funcionamento do display do computador, esse teste é imprescindível.

Quando nos referimos a problemas no processador, estamos falando do funcionamento do cooler, que pode prejudicar o resfriamento do seu equipamento. Quando essa peça apresenta algum tipo de problema é necessário realizar a troca. Nesse caso, você pode adquirir a peça e realizar a troca por conta própria ou levar o seu notebook até uma assistência técnica especializada.

Problemas na frequência

Por incrível que pareça, a frequência de transmissão de vídeo do seu display pode causar problemas como tela piscando no seu notebook. E esse é um problema que pode ser facilmente resolvido com um ajuste, veja a seguir:

1. Clique com o botão direito do mouse na área de trabalho e selecione Configurações de exibição.
2. Selecione Configurações avançadas de tela;
3. Dentro dessa janela, encontre a opção Exibir Propriedades do Adaptador de Vídeo do Monitor 1;
4. Na janela que se abrirá, você pode encontrar a opção Taxa de Atualização de Tela. Realize a alteração se estiver em 40 Hertz, mude para 60 Hertz ou o contrário.
5. Faça o teste; se não funcionar, o problema está em outro componente.

Driver

Caso você faça a troca do driver do seu notebook, e após a sua tela comece a apresentar problemas, talvez a instalação tenha sido feita de forma errada. Para corrigir esse problema, será necessário refazer o processo de instalação e verificar se o problema persiste. Se o driver foi obtido online, é interessante refazer o download.

Troca de tela

Se nenhum dos passos anterior resolveu o problema da sua tela, pode ser que o problema na tela do seu Notebook Dell seja físico e precise de reparo ou troca do display. Nesse caso, se o seu equipamento estiver dentro do prazo de garantia, você deve leva-lo até uma assistência técnica autorizada da Dell para identificar o problema e realizar o reparo. Não é recomendado que você abra o seu notebook dentro da garantia, pois pode perdê-la. Se não for esse o caso, você pode comprar uma tela e realizar a troca por conta própria.

O que você achou do nosso artigo? Agora que você já sabe quais são as possíveis causas de uma tela de notebook Dell piscando, fica mais fácil de resolver, não é mesmo? Acesse o nosso site , tenha acesso a muitos outros conteúdos para você e conheça todos os nossos produtos!

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido
Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles