Super resolução: notebooks com tela 8K devem chegar ao mercado em 2016

notebook-gamer-ultra-razer-blade

A VESA (Video Electronics Standards Association) anunciou nesta semana a aprovação de um novo padrão de vídeo: o Embedded DisplayPort 1.4a. O novo formato estipula o uso de telas de resolução 8K (7680×4320), com definição 16 vezes mais apurada que as telas Full HD (1920×1080).

Além da “super resolução”, outra vantagem do novo padrão será a redução do consumo de energia dos aparelhos. A nova tecnologia utiliza a compressão para transmitir mais dados à tela. Assim, com a taxa de transferência de dados mais rápida, são necessários menos circuitos que necessitam de energia para exibir imagens na tela. Como explica o site PCWorld, “o novo padrão permite que o processador gráfico atualize pixels em apenas partes da tela, ao contrário de todo o display, como é feito atualmente”.

i

Até o momento, apenas TVs são produzidas com suporte a altíssimas resoluções. Tablets e smartphones não contam ainda com telas 4K e dificilmente poderão ter telas 8K. Isso se deve à dificuldade para diferenciar pixels em telas pequenas, o que pode tornar a produção desse tipo de componente cara para os fabricantes. Por enquanto, apenas computadores com processadores gráficos poderosos são capazes de processar imagens com resolução 4K.

Lançamento

De acordo com a VESA, os displays com essa tecnologia devem chegar ao mercado apenas em 2016.

Fonte: Gizmodo e PCWorld

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido
Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles