Mãos segurando um SSD

Como instalar o SSD no notebook?

Se o seu antigo notebook está lento, mas você não quer trocar sua máquina, melhorar a memória é uma excelente solução. Hoje, os sistemas HDs estão defasados e os SSDs surgem como a melhor opção. Neste texto vamos mostrar como instalar o SSD no notebook.

Por muito tempo o sistema SSD foi bem mais caro que um HD tradicional. Entretanto, com a sua popularização no mercado e a variedade de produtos disponíveis, ficou bem mais fácil encontrar modelos que se encaixam aos mais diversos orçamentos.

Instalar SSD no notebook pode trazer várias vantagens. Por exemplo, eles são mais seguros e, em média, 10 vezes mais rápidos que os HD tradicionais.

O principal motivo disso é que, ao contrário dos HDs, o SSD não conta com discos em seu interior. Por isso, pequenas batidas, quedas ou arranhões não comprometem o seu funcionamento.

Forma de Instalar SSD no notebook

Um sistema SSD pode ser instalado no notebook ou utilizado como um HD externo. Entretanto, fazer a instalação é mais prático em muitos casos, principalmente para aquelas pessoas que precisam transportar seu notebook com frequência.

Para instalar SSD no notebook, você pode escolher entre duas opções: substituir o HD da máquina por um sistema SSD ou utilizar o rom de CD/DVD para instalar uma memória extra no seu notebook.

Seja qual for o seu caso, lembre-se: se você não se sentir seguro em seguir nosso tutorial, procure uma assistência técnica de confiança. A bringIT não se responsabiliza por qualquer problema que possa acontecer.

Instalar SSD no notebook: substituindo o armazenamento principal

Para fazer a substituição do HD de armazenamento principal por um sistema SSD, você vai precisar de poucos materiais. Nesse caso, serão necessários apenas uma chave de precisão e o próprio SSD.

Antes de pensar em tirar qualquer parafuso, é preciso fazer o backup do seu notebook. Assim, você evita perder seus arquivos caso aconteça alguma coisa.

  1. Tenha em mãos uma unidade de armazenamento externo com capacidade suficiente para todos os seus arquivos;

  2. Acesse as configurações do Windows e clique na opção “Atualização e Segurança”;

  3. Selecione “Backup”;

  4. Adicione o dispositivo de armazenamento externo e siga as instruções.

Se você preferir, pode utilizar algum programa especializado na clonagem de HDs. Ele vai fazer uma cópia de todas as informações do notebook, incluindo o seu sistema operacional.

Agora que o backup já foi feito, podemos passar a instalar o SSD no notebook.

  1. Retire a bateria do notebook ou deixe que ele descarregue completamente para evitar possíveis curtos;

  2. Com a chave de precisão, retire a tampa da parte de baixo do notebook para acessar os componentes internos;

  3. Encontre o HD do seu notebook e desconecte os cabos de transmissão de dados e os de energia. Em alguns modelos, os HDs estão colocados em uma espécie de gaveta preta. Nesse caso, é só desparafusar a gaveta para conseguir retirar a peça;

  4. Conecte os cabos de transmissão de dados e de energia no SSD e coloque-os no mesmo lugar onde estava o HD, seja na gaveta ou direto no notebook. Posicione o SSD de maneira correta e recoloque todos os parafusos que foram retirados. Parafuse a tampa traseira e pronto!

Inicie o notebook e recupere os dados do armazenamento interno para o SSD. Agora o notebook pode ser utilizado normalmente.

É comum que alguns notebooks não reconheçam o sistema SSD de primeira. Nesse caso, basta acessar a BIOS do seu notebook, geralmente apertando alguma tecla de função ou ESC durante a inicialização da máquina. Você vai encontrar essa informação no próprio processo de inicialização.

Outro erro comum é a porta SATA estar desativada. Nesse caso, acesse a lista de drivers do notebook e procure pelo SSD. Ele pode ser facilmente identificado pela sua capacidade de armazenamento. Ao encontrar, basta colocá-la em modo ON e reiniciar o computador.

Instalar SSD no notebook: trocar driver óptico

O driver óptico (leitor de CD e DVD) é uma das partes menos utilizadas do notebook. Se esse é o seu caso, você pode substituí-lo por uma nova unidade de armazenamento.

Novamente, se você não tem segurança nas suas habilidade ou conhecimentos sobre o funcionamento de um notebook, recomendamos que procure os serviços de uma assistência técnica de confiança.

Para essa forma de instalar SSD no notebook, além das chaves de precisão e do SDD você também vai precisar de uma espátula e um Caddy. O Caddy é um adaptador de DVD para SSD ou HD. Ele pode ser encontrado em diferentes espessuras, por isso, certifique-se do tamanho correto para o seu notebook.

  1. Deixe a bateria descarregar completamente ou retire-a para evitar possíveis curtos;

  2. Retire a tampa traseira;

  3. Procure o parafuso que prende o driver óptico e o retire. Normalmente, ele é o parafuso mais próximo do driver e pode ser encontrado no meio da máquina. Entretanto, se ainda tiver dúvidas, basta procurar a resposta com a fabricante;

  4. Retire a entrada de DVD/CD, a peça deve sair inteira;

  5. Desparafuse a gaveta (parte do driver onde fica o botão de ejetar os DVDs) e, com a ajuda da espátula, separe-a dos outros componentes. Você vai precisar dela mais tarde;

  6. Parafuse o Caddy na gaveta e prenda o SSD no Caddy;

  7. Insira a peça no notebook e recoloque o parafuso do driver retirado no terceiro passo. É isso que vai fazer a ligação entre o SSD e o sistema operacional.

Não é incomum que ocorra uma incompatibilidade entre o driver e o sistema SSD. Nesses casos, a melhor solução é realocar o HD para o driver óptico e instalar SSD no notebook como o sistema de armazenamento principal.

Pode acontecer do notebook não reconhecer o SSD. Nesse tipo de situação, o mais comum é que tenha ocorrido um erro durante a instalação. A solução é verificar se todos os parafusos e peças estão colocados corretamente.


newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles