placa de vídeo

Periféricos para notebook: como potencializar sua máquina

Meta description (máx 160 caracteres): Conheça o que é possível melhorar no seu notebook para turbinar o desempenho e aumentar a vida útil!


Para muitas pessoas, o notebook faz parte do dia a dia. Seja no trabalho, estudos ou outros afazeres, o eletrônico é peça fundamental e ficar sem ele seria um problema muito sério. Ao mesmo tempo, comprar um novo, não é fácil, visto que muitas vezes, os preços elevados não possibilitam isso.

Mas o que fazer para melhorar o notebook sem necessariamente ter que gastar uma grande quantia em dinheiro? 


Existem formas de potencializar o seu aparelho com periféricos que melhoram o seu desempenho e garantem uma vida útil maior para ele. Para te ajudar com isso, separamos alguns exemplos do que pode ser turbinado em sua máquina. Confira tudo nesse post! 

Periféricos para notebook

Antes de falar sobre as melhorias vamos citar alguns periféricos que podem ser substituídos para melhorar o desempenho do seu notebook. 


Lembrando que todos eles podem ser adquiridos separadamente e implementados na sua máquina. Vale ressaltar também que, caso o seu notebook seja muito antigo, antes de comprar as peças novas, confira se elas são compatíveis com o modelo do seu aparelho. São eles:


  • Processador;

  • Memória; 

  • HD ou SSD (Caso o notebook tenha um drive de CD é possível adaptar as duas opções);

  • Placa de vídeo;

  • Placa mãe;

  • Bateria;

  • Sistema de refrigeração;

  • Teclado;

  • Tela; entre outros.

Uma boa limpeza e manter a conservação pode ajudar no desempenho do seu notebook. A poeira e outras sujeiras podem abafar e até mesmo danificar algumas saídas de conectores, de ar e até mesmo de refrigeração da máquina.

O que vale a pena turbinar?

As peças que serão trocadas podem variar de acordo com o uso que você faz no notebook. Existem alguns periféricos que podem não fazer tanta diferença no seu dia a dia e por isso não vale a pena investir neles. Já outros, podem ser o contrário e adquirir um novo vai fazer toda a diferença na execução das suas tarefas. 


Confira alguns periféricos que valem a pena adquirir para melhorar o seu notebook:

Memória RAM 

A troca de memória RAM é um dos upgrades mais comuns e importantes em um notebook. Essa é uma das peças mais fáceis de serem substituídas, uma vez que os pentes não são colados na placa-mãe e podem ser removidos facilmente. Existem diferentes modelos no mercado, por isso, é importante verificar qual é compatível com a sua placa e voltagem do slot.

HD ou SSD

Modelos mais antigos de notebook utilizam um HD para armazenar os dados. Atualmente, o SSD é mais utilizado, visto que, são bem mais rápidos e têm um desempenho melhor. Uma boa alternativa que pode ser feita é, caso o seu aparelho possua um drive de CD, é possível substituir ele por um HD e também colocar um SSD na máquina. Dessa forma você pode usar um apenas para armazenar dados e o outro para executar os programas e o sistema operacional do notebook.

Processador

O processador é uma das peças centrais do notebook. É possível trocar por um novo que tenha a opção de mesmo socket. Dessa forma, se você usa um de uma determinada marca, só é possível trocar pela mesma marca e socket. Caso a intenção é adquirir uma diferente, você também terá que trocar a placa-mãe e a memória RAM.

Bateria

Com o passar do tempo e o uso do notebook, as baterias vão ficando mais fracas e segurando carga por menos tempo. É muito importante que elas estejam boas para você poder utilizar o aparelho sem precisar ligá-lo à uma fonte de energia. Essas peças são relativamente fáceis de serem trocadas e o maior cuidado que se deve ter ao adquirir uma nova é verificar a compatibilidade do modelo dela com o aparelho. 


Caso você utilize um notebook que possua a bateria interna, é recomendado que a troca seja feita em uma assistência técnica ou por um profissional especializado. 

Refrigeração

O sistema de refrigeração é responsável por manter a temperatura do notebook e garantir o bom funcionamento das outras peças. Caso o seu não esteja bom, pode ser um grande problema. O cooler exaustor é o grande responsável por esse balanceamento e pode ser substituído por um novo ou outro mais potente. Existem também bases externas que ajudam a manter a temperatura do notebook estável. 

Tela

A tela é uma peça mais complexa de ser substituída e requer um cuidado maior que as demais citadas acima. A primeira observação ao adquirir uma nova é se o modelo é compatível com o seu notebook e se os recursos não serão afetados. Estando tudo certo, você pode ganhar mais resolução e melhorar a qualidade da imagem. É possível trocar uma tela HD por uma Full HD, por exemplo.  

Teclado, mouse e dispositivos externos

A vantagem dos notebooks é que você pode conectar diversos dispositivos externos nele. É possível utilizar teclado, mouse, HD, SSD, pen drive e diversos outros conectados às portas de saída, como a porta USB, do aparelho. Nesse caso, ao invés de substituir ou trocar algumas partes, você pode ligar externamente e continuar usando o aparelho normalmente no seu dia a dia.

Onde comprar peças de qualidade?

Para comprar peças de qualidade é muito importante que você procure uma loja de confiança e que tenha experiência no mercado. Além disso, que ofereça produtos de qualidade com preços competitivos no mercado.


Esses e muitos outros periféricos você encontra na bringIT e ainda conta com o atendimento de uma equipe especializada para te ajudar a escolher as melhores peças com os menores preços. 


Essas foram algumas dicas de upgrade para você aumentar a vida útil do seu notebook. Quer ver mais dicas como essa? Aqui na bringIT temos diversos conteúdos sobre tecnologia que com certeza irão te ajudar bastante.

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido
Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles