ícone compartilhar redes sociais
Pessoa digitando em Notebook dell inspiron 1525 com tela aberta

Upgrades que podem ser feitos na tela de Notebook Dell Inspiron 1525

Welysson

Fazer upgrades muitas vezes é a forma de obter melhores resultados de um notebook antigo sem precisar comprar uma máquina nova. Então se você tem o notebook em casa e quer fazer um upgrade na tela do notebook Dell Inspiron 1525, não deixe de ler esse artigo.

O notebook Dell Inspiron 1525

O notebook Dell Inspiron 1525 é uma máquina de excelente qualidade lançada em 2007. Para se ter uma ideia, não era um notebook que se encontrava com facilidade em loja, era preciso comprar diretamente com a Dell pelo site.

O equipamento conta com entrada HDMI — um luxo para notebooks em 2007 — além de entrada para modem (muito útil, já que a internet podia ser bem ruim e um modem, muito necessário), dentre outras características das quais falaremos mais adiante.

O Inspiron 1525 já está bastante ultrapassado (afinal, já são mais de 10 anos de avanços em notebooks), mas aceita alguns upgrades que podem tornar seu desempenho melhor. Se a sua máquina está muito lenta, por exemplo, ele aceita vários processadores.

No site da Dell, esse notebook só tem driver para o Windows Vista (não possui driver para XP, Windows 7 ou superior). O processador trabalha com 64bits, mas dá muito “gargalo de memória” (há um uso alto de memória mesmo sem abrir nada, o que pode ser um problema para quem abre muitas abas ao mesmo tempo, por exemplo).

Em 32bits, o Sistema Operacional funciona melhor sem aumentar demais o uso de memória.

Quando ao design, o Inspiron 1525 é bastante firme, com acabamento prateado no teclado, preto na base e colorido na tampa, que tem sensação emborrachada. O modelo se destacava bastante em 2007 pela quantidade de entradas: 4 entradas USB (2 de cada lado), leitor de cartões SD, VGA, HDMI e wireless.

Além disso, o notebook possui um painel sensível ao toque para controle de mídia e, com a tecla Dell, é possível acessar fotos, vídeos, filme e música sem ter que carregar o Windows.

O processador Centrino Intel também era um destaque da máquina no ano do lançamento, assim como a webcam embutida de 2MP e a bateria com duração de até 6 horas.

Nas especificações de fábrica, temos:

– Processador: Intel Core 2 Duo T5450, 1.66 GHz, 2M Cache L2, 667FSB;
-Memória: 1GB, DDR2, 667MHZ, 2 DIMM, BCC;
– HD: SATA, de 120Gb, 7.200 RPM;
– Placa de Video (GPU): Placa de Video Integrada Intel Graphics Media Accelerator X3100;
– Tela: LCD de 15.4 Polegadas, WXGA , com Tecnologia Truelight (1440×900);
– Drive Leitor: Gravadora de DVDs 8x DVD /-RW;
– Multimídia: áudio de Alta definição 2.0, Fone de ouvido Creative Earbud EP630 com 2.0M PIXEL WEBCAM;
– Rede: INTEL 3945 802.11A/G ROW, NIC 10/100, Modem 56K, Dell Exclusive Wi-Fi Catcher;
– Sistema Operacional: Windows Vista Home Basic;
– Portas: USB 2.0 (4), IEEE1394a, leitor de cartão de memória 8 em 1, saída de vídeo VGA e S-Video, saída de vídeo em alta definição HDMI, 1 Slot do ExpressCard de 54 mm, microfones digitais duplos integrados, tomadas para fones de ouvido duais, tomada de microfone.

A experiência com o notebook

Em diversos fóruns, é possível encontrar usuários do notebook muito satisfeitos, até mesmo com a tela do notebook Dell Inspiron 1525, mesmo depois dos anos de uso.

A confiabilidade da máquina faz com que os donos procurem formas de continuar tirando o melhor proveito dela, buscando upgrades que possam fazer com que ela funcione bem, instalando versões mais novas do Windows (há usuários rodando Windows 10 nesse modelo, por exemplo) e fazendo outras modificações.

Até mesmo o uso de pasta térmica na hora de fazer a manutenção do aparelho pode fazer com que ele baixe graus do CPU no stress test, fazendo o seu Dell entregar um desempenho muito melhor.

Há quem busque upgrades na memória para deixá-lo mais rápido ou aumente a capacidade do HD para que o equipamento gerencie melhor o Sistema Operacional e os arquivos. Ou seja, há diversos upgrades que podem ser feitos no notebook, como o upgrade na tela do Notebook Dell Inspiron 1525.

Quais são os upgrades possíveis no Dell Inspiron 1525?

Uma das principais dúvidas de um usuário Dell é o upgrade: como fazer para melhorar as configurações do computador, se é ou não possível trocar a placa de vídeo do notebook ou se o computador é compatível com SSD.

O que não pode ser substituído no seu Dell Inspiron 1525:
– placa mãe
– placas gráficas
– portas USB

Em computadores de desktop a maioria tem um slot de expansão de placa gráfica, desde que compatível com a placa mãe. Porém, em notebooks a coisa fica mais complicada: devido ao chassi compacto, eles não possuem a mesma opção de upgrade de vídeo, ou seja, a placa de vídeo do seu notebook será sempre a mesma.

Por conta disso, uma das questões a se levar em conta na hora de escolher um notebook novo é se a placa de vídeo atende ao seu uso.

O que pode ser substituído:

Memória
– Processador
– Placa wireless
HD
SSD para os que suportam essa tecnologia

Esses são, portanto, os componentes que podem sofrer upgrade no seu Dell Inspiron 1525.

E como, afinal, fazer um upgrade na tela do notebook Dell Inspiron 1525?

Antes de tudo, é preciso entender o que você deseja no seu upgrade.

Quando você joga um jogo, por exemplo, e ele fica muito lento ou não roda direito, o problema é a placa de vídeo, componente que é responsável por exibir imagens no seu monitor.

Como já explicamos, não dá para fazer upgrade na placa de vídeo do seu Inspiron 1525 por conta do chassi compacto — a placa de vídeo é soldada na placa mãe.

O que fazer para dar um upgrade na sua máquina, então? Você pode colocar um SSD no seu notebook (upgrade no HD), realizar a limpeza da sua máquina e trocar a pasta térmica, melhorando a retirada de calor, o que vai te trazer um desempenho melhor.

Outra saída é aumentar a memória RAM (melhorando a performance quando você abre várias coisas simultaneamente) ou fazer um upgrade no processador.

Além de tudo isso, a tela do computador, nesse caso a tela de notebook dell inspiron 1525, assim como outros componentes da sua máquina, tem uma vida útil: com tantos anos de uso, pode ser que o seu notebook precise de uma tela nova.

O que você não pode deixar de lado é a compatibilidade e verificar primeiro se os componentes são compatíveis com o seu Dell Inspiron 1525.

A bringIT sabe que o que importa é ter uma máquina que dê conta do uso que você faz e que não o deixe na mão quando mais precisa: somos um e-commerce de informática com foco em peças e acessórios para notebook.

Se você achou esse artigo interessante, não perca os conteúdos do nosso blog.

Quer conferir o que temos para você? Acesse nosso site ou entre em contato por meio de nossas redes sociais (Youtube | Facebook | Instagram).