SSD para notebook: Descubra o que é SSD M.2 e como funciona

Como funciona a conexão M.2 para drives SSD? Saiba quais são as principais vantagens de utilizar um SSD com essa tecnologia. Confira!

Se você sabe o que é um SSD para notebook (unidade de estado sólido), provavelmente já deve ter ouvido falar do SSD M.2.

Os SSDs podem utilizar duas tecnologias: Mini-SATA ou mSATA (a mais antiga) e M.2, considerada a tecnologia mais recente.

O tipo de unidade interfere na capacidade de armazenamento e desempenho do SSD.

O termo M.2, também conhecido como Next Generation Form Factor (NGFF), se refere a uma conexão interna que se aplica a diferentes tipos de placas adicionais, como Wi-Fi, Bluetooth, navegação por satélites, entre outros.

A conexão M.2 também possui algumas especificações exclusivas para unidades de SSD para notebook.

Neste artigo, vamos entender mais sobre o M.2 e por que ele é considerado o melhor ssd para notebook.

Por que o formato M.2 foi criado?

A conexão M.2 foi lançada para substituir as conexões Mini-SATA ou mSATA.

Diferentemente do mSATA e de outros tipos de SSD e HD para notebook, o novo formato de SSD para notebook passou a oferecer múltiplas opções para placas de pequeno porte, a exemplo dos SSDs.

Anteriormente, os SSDs de notebook contavam com a unidade mSATA para pequenos formatos. No entanto, com o desenvolvimento da capacidade dos SSDs para 1 TB, a aplicação desse tipo de conexão ficou inviável devido ao alto custo.

A nova especificação permite tamanhos e capacidades diferentes para unidades SSD para notebook. Além disso, ela também possibilita que os fabricantes de computadores padronizem sua produção em um pequeno formato que pode ser ampliado de acordo com a capacidade desejada.

Desse modo, ao adquirir um uma unidade M.2 com tamanho maior, não haverá problema de falta de espaço.

Principais vantagens do SSD M.2

Tamanho pequeno

O tamanho é um dos principais diferenciais dos SSDs para notebook do tipo M.2.

Os novos drives oferecem um espaço maior de armazenamento e ocupam menos espaço físico, podendo ser utilizados em diferentes dispositivos, desde computadores desktop até ultrabooks super finos.

Dimensões de SSD M.2

Os tamanhos mais comuns são:

  • 22 mm de largura x 30 mm de comprimento
  • 22 mm x 42 mm
  • 22 mm x 60 mm
  • 22 mm x 80 mm
  • 22 mm x 110 mm

Os primeiros dois dígitos correspondem à largura (22 mm), enquanto os dígitos restantes são referentes ao comprimento, que pode variar de 30 até 110 mm.

Quanto mais longa a unidade, mais chips NAND Flash podem ser inseridos no componente, além de um controlador e um chip de memória. Assim, os maiores formatos de M.2 podem suportar unidades de SSDs com maior capacidade.

Não é necessário usar cabos:

Outro ponto importante é que a conexão M.2 consegue realizar a leitura de dados armazenados sem a necessidade de um controlador específico. Ou seja, não são necessários cabos de energia ou de dados para conectar o drive — como nos casos de hd externo para notebook, por exemplo —, já que a sua conexão é feita por meio de um soquete, o que torna desnecessário o gerenciamento de dados.

Compatibilidade do SSD M.2

A conexão M.2 suporta dois tipos de interfaces de armazenamento: SATA e PCI Express. A principal diferença entre elas é o desempenho e o protocolo (idioma) “falado” pela unidade SSD de notebook.

Há controladores projetados especificamente para cada interface. No quesito protocolo, é importante lembrar que a maioria das unidades SSD para notebook suporta apenas um dessas interfaces (SATA ou PCIe), mas não as duas ao mesmo tempo.

Por isso, verifique no manual quais são as tecnologias que a unidade suporta.

Quanto ao desempenho, a interface PCIe é considerada a mais rápida. Enquanto uma SATA 3 tem sua velocidade limitada a 600 MB/s, o modelo mais recente da PCIe pode chegar a uma velocidade de até 2000 MB/s.

Sistemas compatíveis

As interfaces SSD M.2 SATA e PCIe são compatíveis com as placas que utilizam Intel z97 e AMD FX 990.

Há também muitos notebooks já são compatíveis com a tecnologia, principalmente os mais modernos.

No entanto, é importante verificar as especificações do computador e o manual do usuário para confirmar a compatibilidade do SSD com o notebook.

Onde encontrar SSD para notebook?

Agora que você já sabe mais sobre o SSD M.2, pode estar se perguntando onde encontrar SSD para notebook. 

Na bringIT, você garante qualidade e confiança em produtos para seu hardware. Alguns de nossos produtos incluem:

  • SSD 240gb para notebook;
  • SSD 500gb para notebook;
  • SSD para notebook Dell;
  • SSD para notebook Lenovo;
  • SSD para notebook Acer;
  • SSD para notebook Samsung;

Visite o site e escolha hoje mesmo o seu!

Veja os SSD’s mais populares na bringIT:

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles