ícone compartilhar redes sociais
Kit mouse com teclado branco para mac sobre mesa de madeira

10 dicas para manter seu teclado branco limpo

Welysson

Um teclado branco pode ser absolutamente lindo. Além de bonito, ainda pode ajudar a quebrar um pouco a hegemonia de acessórios pretos. Porém, ele tem um grande problema: suja muito fácil. Qualquer produto dessa cor está mais sujeito a poeira, pelos de pets e outras sujeiras comuns.

Além disso, ainda existe a sujeira das nossas próprias mãos. Será que você tem o hábito de lavar as mãos quando chega ao trabalho, em casa ou no home office? Tudo isso contribui para que o teclado branco fique bem sujo, tanto por dentro, quanto por fora.

Então, se você quer que seu teclado branco limpo, continue lendo este post e confira 10 dicas para mantê-lo assim.

Sempre garanta que o teclado está desconectado ou despareado

Quer use um teclado sem fio ou com, é importante garantir que ele está desligado. Portanto, tire os fios e despareie do computador. Isso é importante para que o processo seja feito com segurança, garantindo que você não vai danificá-lo.

Chacoalhe o teclado levemente para tirar o excesso de sujeira

O ideal é forrar uma superfície bem grande com uma toalha. Pegue o teclado, com as teclas viradas para baixo, e sacuda de leve até que o excesso de sujeira caia na superfície. Nesse ponto, é crucial ser cuidadoso e jamais bater o teclado na mesa. Isso pode danificar as peças internas. É claro que você jamais vai fazer isso com um notebook.

Use um spray de ar comprimido ou um pincel

O ideal para limpar o teclado é usar um spray de ar comprimido. Esse produto pode ser encontrado em lojas de informática. Para usá-lo, você coloca a ponta do spray no canto das telas para que a sujeira seja removida.

Se você não tem um ar comprimido, pode usar um pincel bem leve no teclado. A ideia é passá-los bem levemente por cima e entre as teclas. Por fim, também pode usar um cotonete como alternativa.

Também existem aspiradores de pó que podem ajudar. Os maiores podem ser separados em aspiradores de mão e, além disso, também existem os aspiradores portáteis que servem exatamente para limpar eletrônicos.

Não importa o produto que for usar, é preciso fazer isso com muita leveza. Não force as teclas, já que o equipamento é bem sensível.

Passe um pano leve sobre as teclas

Para fazer uma limpeza mais superficial você pode usar um pano levemente umedecido. Nesse sentido, existem duas dicas. A primeira é não usar nenhum pano mais áspero. Segundo, não use produtos usados normalmente para limpar a casa. O mais recomendado pelos fabricantes é usar o álcool isopropílico. Então, garanta que o pano é leve, suave e está pouco úmido.

Assim como na dica anterior, é preciso ter muito cuidado e delicadeza. Não esfregue com força, para não danificar as teclas e nem desgastar as tintas.

Retire as teclas do teclado apenas em último caso

Para fazer uma limpeza mais completa, você pode retirar as teclas do teclado. Porém, esse é um passo mais avançado. Portanto, deve ser feito apenas com o apoio de um profissional e somente em casos de mais necessidade. O processo de limpeza é o mesmo, sendo que o maior cuidado é realmente ao tirar e colocar as teclas.

Cuidados extras na limpeza do teclado do notebook

Se você está limpando o teclado do notebook precisa ter ainda mais cuidado. Esse aparelho é ainda mais sensível e qualquer problema não vai ser no teclado, mas no computador todo. Garanta que ele está totalmente desligado e evite sacudi-lo ou mexê-lo muito. Você pode usar os mesmos produtos e dicas anteriores, com a preocupação de ser ainda mais cuidadoso.

Faça o processo com certa frequência

Para garantir que o teclado está sempre limpo, o ideal é fazer esse processo com certa frequência. Mesmo que a aparência do teclado esteja boa e ele não pareça muito sujo, ainda vale a pena limpá-lo. O recomendado é uma vez por mês, mas se você puder cuidar dele com uma frequência maior, melhor ainda.

Leia o manual sempre

Com qualquer equipamento eletrônico, é sempre uma boa ideia ler o manual. Especialmente se for o teclado do notebook. É provável que o documento tenha diversas informações sobre limpeza e conservação, para que você possa garantir que seu teclado sempre estará funcionando. Se você não tem o manual, pois perdeu ou jogou fora, não tem problema. Você pode procurar o modelo online e achar o manual dessa forma.

Kit mouse com teclado branco para mac sobre mesa de madeira

Guarde o teclado quando não for usar

Uma ótima dica é sempre guardar o teclado após usar. Se for um notebook, coloque-o dentro de uma pasta ou de uma mochila especial para ele. Em casa ou no escritório, sempre que acabar de usar, guarde o teclado. Acabou o expediente no final do dia ou está pronto para o fim de semana? Guarde. Assim, você evita que ele não esteja exposto à sujeira mais do que o necessário.

Evite comer, beber ou tomar café perto do teclado

Falando em expor o teclado à sujeira, é importante evitar comer, beber ou tomar café perto do teclado. É claro que ao longo do dia isso é impossível. Você não vai levantar sempre que quiser beber água, e é natural ter um cafezinho ou uma comida próxima para comer enquanto trabalha. Ainda assim, o ideal é manter isso bem longe do teclado na mesa. Muitas pessoas deixam isso perto, para ficar “à mão”, mas isso é pedir para acontecer um acidente.

Essas dicas simples são essenciais para deixar o seu teclado branco limpo e, mais importante, garantir que ele vai funcionar por um bom tempo. Cada um delas é questão de hábito, seja para limpá-lo ou para garantir que ele está protegido de sujeira e acidentes.

Caso tenha algum problema, ou queira fazer uma limpeza mais completa tirando as peças, o mais recomendado é não mexer sozinho. A não ser que você tenha muita experiência, o ideal é chamar um especialista que vai fazer isso para você, com toda a segurança.

Acesse nosso site e veja nossos produtos disponíveis.