ícone compartilhar redes sociais

Como ativar o teclado virtual? Aprenda a tecla de atalho

Welysson

Sabemos que o teclado virtual de um computador normalmente é ativado quando o teclado físico não funciona, ou quando este apresenta problemas em algumas teclas, dificultando o seu uso e apontando para a necessidade de adquirir um teclado novo.

No entanto, o que pouca gente sabe é que o teclado virtual possui outras funções além de suprir o mau funcionamento do teclado físico.

Como exemplo, sabendo como ativar o teclado virtual do seu computador, você pode utilizá-lo para digitar dados pessoais sigilosos, pois, diferente do teclado físico, o teclado virtual melhora a sua segurança e evita que os seus dados sejam roubados.

Isso ocorre, pois no teclado físico, quando as teclas são pressionadas para digitar logins, senhas e números de documentos, as teclas que foram pressionadas podem ficar gravadas, caso softwares maliciosos interceptaram o seu computador.

Outra função do teclado virtual é a criação de atalhos para caracteres especiais, muito utilizados para enviar e-mails e escrever em algum outro idioma, como inglês e espanhol.

Sabendo da importância do teclado virtual, e levando em consideração todas as suas importantes funções, separamos para você um breve tutorial sobre como ativar o teclado virtual no Windows 10, 8.1, 7 e no Mac OS. Confira!

Saiba como ativar o teclado virtual no Windows 10

Existem três maneiras para ativar o teclado virtual no Windows 10. Duas simples e outra um pouco mais complexa, mas ambas possuem a mesma finalidade.

1. A maneira mais simples para ativar o teclado virtual:

Para ativar o teclado virtual, basta clicar em “Ctrl” “Iniciar Windows” “O”, todos ao mesmo tempo. Pronto, o teclado virtual está ativado!

Para desativá-lo, basta apertar as mesmas teclas, todas ao mesmo tempo.

2. A segunda maneira mais simples, porém, mais trabalhosa para ativar o teclado virtual:

Clique no campo de buscas, aquele botão que possui uma lupa como desenho, que se encontra ao lado do iniciar Windows no canto esquerdo inferior da sua tela.

Em seguida, digite osk no campo de busca. Irá aparecer na tela o aplicativo do teclado virtual, basta clicar em cima desse aplicativo para abrir o teclado.

3. A maneira um pouco mais complexa para ativar o teclado virtual e deixá-lo ativado:

Clique em “Iniciar Windows” > selecione “Configurações” > clique em “Facilidade de Acesso” > role a barra do lado esquerdo para baixo e então clique em “Teclado”. Por fim, clique no “Usar o Teclado Virtual”, alterando a tecla de “Desativado” para “Ativado”.

Essa opção serve também para realizar alguma alteração que você deseje fazer no seu teclado virtual, como ativar o som ao clicar em teclas como “Caps Lock” e “Num Lock”, facilitar digitação, entre várias outras configurações.

É possível ainda realizar alterações do teclado virtual clicando na tecla “Opções”, no próprio teclado virtual.

Dessa forma, você poderá mudar algumas configurações, como ativar o teclado numérico, focalizar teclas, usar som de clique, acender as teclas digitadas, rastrear teclas, usar previsão de texto, entre outras funções.

Portanto, você pode escolher qual atalho usar no Windows 10 para ativar o seu teclado virtual, desde o mais simples até o modo mais complexo e completo.

Saiba como ativar o teclado virtual no Windows 8.1

Para ativar o teclado virtual no Windows 8.1, basta seguir os seguintes passos:

1. Passe o ponteiro do mouse no canto inferior direito da sua tela e clique em “Pesquisar”;

2. Em seguida, digite na caixa de pesquisa que irá abrir o seguinte comando: “teclado virtual”. Irá aparecer o aplicativo do teclado virtual, basta clicar em cima do aplicativo para abrir o teclado.

Para alterar alguma função do teclado virtual, basta clicar na tecla “Opções”, no próprio teclado virtual, e assim abrirá uma série de alterações que podem ser realizadas.

Como exemplo, você pode ativar o som ao clicar nas teclas, ativar a luz das teclas pressionadas, focalizar teclas, ativar o teclado numérico, rastrear teclas e usar a previsão de texto para redigir o seu texto.

Portanto, são diversas as opções de configurações para adaptar o teclado virtual ao seu jeito de usar. Legal, né?

Saiba como ativar o teclado virtual no Windows 7

Para ativar o teclado virtual no Windows7, basta seguir os seguintes passos:

1. Clique no botão “Menu Iniciar”, e então digite no campo de buscas a palavra “osk”;
2. Ao digitar a palavra “osk”, irá aparecer o aplicativo do teclado virtual, clique em cima do aplicativo para abrir o teclado.

O teclado virtual do Windows 7 oferece todas as mesmas funções que contém no teclado físico, como caracteres numéricos, especiais e outras funções.

Para acessar as configurações do teclado virtual, clique na tecla de “Opções”, presente no próprio teclado virtual, no lado direito, canto inferior.

Entre as opções a serem alteradas, estão a ativação do teclado numérico, a função focalizar teclas, usar som de clique, acender as teclas digitadas, rastrear teclas, usar previsão de texto, entre outros recursos.

Saiba como ativar o teclado virtual no MAC OS

O aplicativo do teclado virtual também está disponível para todos os computadores Macs, da Apple. Saiba como ativá-lo:

1. Para ativar o teclado virtual no sistema Mac OS, clique em “Menu”, representado com o símbolo da maçã, e depois clicar em “Preferências do Sistema”;

2. Em seguida, clique em “Teclado” e marque a opção “Mostrar os Visualizadores de Teclado e Caracteres na barra de menus”;

3. Aparecerá na barra de Menus um novo ícone. Ao clicar em “Visualizador de caracteres”, você terá acesso a todos os caracteres especiais e emojis disponíveis no sistema do Mac.

4. Se você clicar em “Mostrar Visualizador de Teclado”, aí então aparecerá o teclado virtual do Mac OS X para você poder utilizá-lo.

Portanto, o teclado virtual pode ser uma boa opção para quem quer mais segurança na hora de digitar as suas informações pessoais e confidenciais, ou para quem está com problemas no seu teclado físico e precisa de ajuda.

Por fim, se você pretende utilizar o teclado virtual de seu computador, com esse guia ficará fácil acessar o aplicativo, independentemente do seu sistema operacional. Boa navegação!

Gostou do post e quer conhecer mais sobre o mundo da tecnologia? Então acesse o blog da bringIT para ler conteúdos como esse e acesse o sitepara conhecer os melhores produtos e serviços da área da informática disponíveis para você!