Como diminuir o brilho da tela do PC – Tutorial

Tempo de leitura: 6 minutos

O brilho da tela do pc é algo que pode influenciar na sua experiência de uso. É bem provável que você precise ajustar o brilho da sua tela várias vezes. Por exemplo, você precisa diminuir o brilho da tela do pc quando estiver em um ambiente claro e com luz forte. Bem como, aumentar o brilho da tela do pc quando estiver em um ambiente escuro e mal iluminado.

Além de proteger seus olhos, diminuir o brilho da tela do pc também ajuda a economizar energia e aumentar a vida útil da bateria do seu notebook.

Acima de tudo, você pode diminuir e aumentar o brilho da tela de forma manual ou você pode fazer com que o Windows a mude de forma automática. O Windows pode diminuir o brilho da tela com base na carga da bateria, ou usando um sensor de luz ambiente incorporado em muitos dispositivos modernos.

Nesse tutorial, você verá diferentes maneiras de fazer essa regulagem para a utilização de um PC. Poderá ajustar o brilho da tela, manual e automaticamente, conforme a sua necessidade e equipamento.

Como ajustar o brilho da tela do PC de forma manual usando o teclado

Na maioria dos teclados você encontrará teclas de atalho que permitem aumentar e diminuir o brilho da tela. Muitas vezes, estas teclas fazem parte da linha de teclas F – que vão da tecla F1 a tecla F12.

ajustando brilho do pc pelo teclado

Essa fileira aparece acima da linha de números do seu teclado. Para ajustar o brilho da tela, procure um ícone que corresponda ao brilho. O símbolo varia de acordo com o fabricante do teclado, mas de forma geral é representado por um  sol ou algo semelhante.

Você encontrará duas teclas com o símbolo de brilho, uma serve para aumentar o brilho, enquanto a outra diminui. Note que o símbolo possui um cor diferente da cor das outras teclas. Desse modo, para que a tecla funcione para ajustar o brilho, você deve clicar e segurar o botão Fn junto com o tecla do brilho.

Essa é uma forma simples e rápida de ajustar o brilho da tela do seu pc.

Como ajustar o brilho da tela do PC de forma manual usando o Windows

Outra forma manual de ajustar o brilho da tela no Windows 10 é clicar no ícone da bateria na área de notificação e ajustar o brilho conforme desejado.

Como ajustar o brilho da tela do PC de forma automática nas configurações de energia

Você pode definir diferentes níveis de brilho de tela do seu pc com base no fato de você estar ou não conectado a fonte de energia. Por exemplo, você pode configurá-lo para um alto nível de brilho quando estiver conectado, e um nível mais baixo quando estiver apenas com a bateria ligada. Dessa forma, o Windows então ajustaria de forma automática o brilho da tela do seu pc.

Ajustar o brilho do plano de energia

configurações de brilho no pc

Para configurar o brilho da tela do PC você pode usar as configurações de energia do sistema siga os passos abaixo:

Passo 1: Abra o Painel de Controle e selecione “Hardware e Som”;

Passo 2: Selecione “Opções de Energia” e clique no link “Alterar configurações do plano” ao lado do plano de energia que você está usando. É provável que você esteja usando o plano “Equilibrado”;

Passo 3: Nessa tela será possível configurar o brilho quando o pc estiver “Na bateria” e “Conectado”. Esta configuração está vinculada ao seu plano de energia. Você pode configurar diferentes níveis de brilho da tela para diferentes planos de energia e alternar entre eles, se desejar.

Ajustar o brilho no modo de economia de bateria

Também é possível configurar o brilho quando a bateria do notebook estiver no modo de economia de bateria.

Diminuir o brilho da tela do pc pode ajudar a preservar a bateria do seu dispositivol. O Windows 10 tem um recurso de economia de bateria que pode diminuir o brilho de forma automática quando ativado.

Para ativar esse recurso, pressione a tecla Windows + I para abrir Configurações e vá para “Sistema” e depois “Bateria” e desça até encontrar as configurações de economia de bateria. Dessa forma é possível configurar o brilho de acordo com a queda do nível de energia da bateria.  Entretanto, não é possível definir qual nível de brilho é usado, mas esperamos que a Microsoft acrescente essa função em uma futura atualização do Windows 10.

Como ajustar automaticamente o brilho da tela do PC com base na luz ambiente

Ao passo que muitos notebooks modernos possuem um sensor de luminosidade ambiente, que funciona de forma semelhante ao encontrado em smartphones e tablets. O Windows pode usar o sensor para “brilho adaptativo”. De forma a aumentar o brilho de sua tela quando você estiver em uma área luminosa, e diminuir o brilho da tela do seu pc quando você estiver em uma sala escura.

Para ativar ou desativar este recurso no Windows 10, abra as Configurações, selecione “Sistema” e selecione “Exibir”. Ative ou desative a opção “Mudar brilho automaticamente quando a iluminação mudar”. Entretanto, você só verá esta opção se seu dispositivo tiver um sensor de luminosidade ambiente.

Conheça os produtos da BringIT!

Se nós te ajudamos nesse post sobre como diminuir o brilho da tela do PC, temos certeza que podemos te ajudar ainda mais!

A BringIT é uma loja a mais de 10 anos no mercado. Nesse sentido, nós contamos com um catálogo variado que abrange diversas marcas, séries e modelos. Igualmente, nossos produtos são de alta qualidade e alta performance e passaram por rigorosos testes que atestam tudo isso.

Somos especializados em baterias e oferecemos todo o suporte necessário para lhe ajudar na compra. Como resultado da nossa seriedade com o cliente, oferecemos 8 meses de garantia em suas baterias!

Achou pouco? Pois não! Além disso, nós temos preços justos e que cabem em seu bolso. Isso porque respeitamos os nossos clientes e apostamos em oferecer um belo custo-benefício! Diferencial, não é mesmo?

Procurando por uma nova bateria para o seu notebook? Clique aqui e conheça as nossas opções! Se o seu problema é fonte, nós também temos a solução! Então, clique aqui e confira!

Está em busca de mouses, teclados, fones de ouvido ou outros periféricos? Saiba quais são as nossas opções clicando aqui!

Veja também um pouco mais dos nossos produtos em nosso site!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *