ícone compartilhar redes sociais
Técnico em informática consertando um notebook em sua assistência técnica

Saiba como realizar o planejamento financeiro para sua assistência técnica

Welysson

Sabemos que para conseguir realizar uma boa gestão numa assistência técnica é de grande importância ter em mãos um planejamento financeiro coerente e seguro, independentemente do tamanho da sua empresa!

De uma forma geral, o planejamento te dá uma norte sobre como você prosseguirá com suas atividades bem como irá garantir que as informações necessárias fiquem organizadas e com fácil acesso.

Porém, cuidar da saúde financeira de uma assistência técnica requer muita atenção não só com a manutenção das finanças, mas também do pensamento sobre crescimento a curto, médio e longo prazo. 

Por outro lado, grande parte das empresas têm certa dificuldade em fazer atividades consideradas simples relacionadas ao gerenciamento financeiro e, por isso, enfrentam alguns sérios por não possuir um plano de gestão financeira.

Pensando nisso, nós da bringIT trouxemos para você tudo o que você precisa saber para realizar o melhor planejamento financeiro para sua assistência técnica!

Mantenha as informações organizadas

Para se ter uma boa gestão financeira, o primeiro é ser organizado com toda a informação que entra na empresa.

Mas como isso pode ser feito? De forma bem simples, a partir de um banco de dados onde é possível obter diversos tipos de informações como, por exemplo, tendências de vendas ou até mesmo descobrir os produtos e serviços que influenciam diretamente no seu fluxo de caixa.

Crie uma rotina de autodiagnostico

O motivo de criar essa rotina se deve ao fato de que em um planejamento financeiro é essencial que você entenda melhor sobre alguns itens da saúde financeira e contábil da sua empresa.

Nisso incluímos o fluxo de caixa, sua previsão de estoque, além de entender sobre como estão os pagamentos de fornecedores, bem como se informar sobre o gerenciamento de despesas.

Além disso, através desse autodiagnóstico você consegue averiguar quais foram os clientes que mais compraram, os fornecedores mais pontuais com entregas e até mesmo quais foram os serviços que mais demandaram seu tempo.

Vale a pena destacar que muitas dessas questões podem ser respondidas por informações extraídas de planilhas que poderão servir de base para relatórios gerenciais da sua rotina.

Padronize o armazenamento de informações

Cada empresa possui uma realidade, por isso, não existe um modelo ideal ou até mesmo único de gestão financeira. Mas a verdade é que toda empresa deve estabelecer seus planos de ação assim como suas estratégias para conseguir alcançar seus principais objetivos.

Abaixo, colocamos algumas dicas e etapas visando facilitar o seu entendimento:

Planejamento e gestão

Sabemos que toda gestão financeira se baseia no planejamento da empresa. Dessa forma, ao elaborar o planejamento você não pode deixar de pensar nas metas e nos objetivos que pretende cumprir.

Defina metas que possuam prazos curtos, médios e longos, pois são os objetivos que podem te ajudar a conquistar alguma meta. Um bom exemplo disso, é a aplicação de ações que resultam em um possível aumento da produtividade ou até mesmo na redução de custos.

Além disso, estabelecer quais serão as estratégias necessárias para alcançar os objetivos definidos e mensurá-los é extremamente importante.

Crie um orçamento

Para ajudar na gestão financeira é necessário criar um orçamento com todas as despesas mensais da sua empresa, principalmente as fixas e variáveis, que podem ser provenientes de aluguel, contas e tributos. Ou seja, tudo deve ser levado em consideração!

Calcule suas fontes de renda

Ao criar um orçamento para uma empresa de assistência técnica, você precisa ter em mente quanto dinheiro sua empresa está rendendo a cada mês e de onde vem esse capital.

Você pode começar a partir do número de vendas que você realiza a cada mês. Depois disso, apenas adicione outras possíveis fontes de receita para sua empresa ao longo do mês, como, por exemplo, conserto de equipamentos, etc.

Determinar os custos fixos

Após conseguir controlar sua receita, você precisa passar a dominar seus custos – e o principal são os custos fixos.

Ou seja, os custos fixos podem ser classificados como quaisquer despesas que não se alteram mês a mês. Como exemplo, podemos citar, despesas como aluguel, custos de folha de pagamento.

Por isso, revisar suas despesas e ver quais são os custos que permanecem fixos mês a mês é essencial! 

Inclua as despesas variáveis

Despesas variáveis , como o próprio nome diz, podem variar a cada mês. Dessa forma, quando seus lucros forem maiores do que o esperado, pode ser que você gaste mais também nas variáveis e, além disso, elas podem ser as despesas que ajudarão seu negócio a crescer mais rapidamente.

Porém, quando seus lucros são menores do que o esperado, você deve passar a considerar o corte desses custos até que você possa aumentá-los novamente.

Com o passar do tempo, você terá uma noção de como essas despesas flutuam com o desempenho do seu negócio ou durante determinados meses. Isso pode te auxiliar de forma mais eficaz nas projeções financeiras e orçamentárias.

Reúna todos os dados

É sempre importante reunir todos os dados que você obteve ao longo do mês para conseguir planejar com mais precisão o seu próximo mês!

Ou seja, ao realizar o orçamento do seu negócio, você calcula sua receita total e suas despesas totais através da soma de seus custos fixos totais, despesas variáveis e despesas únicas. 

Em seguida, você deve comparar o fluxo de caixa de entrada, ou seja, sua receita, com o fluxo de caixa de saída que são suas despesas para conseguir determinar sua lucratividade geral.

Estabeleça prioridades

Estabelecer prioridades é necessário para se ter uma boa gestão financeira. Além disso, uma boa gestão está relacionada diretamente com a sobrevivência de qualquer negócio. Por isso:

  • Mantenha o controle do fluxo de caixa;

  • Realize uma gestão de pagamentos e títulos de cobrança de forma satisfatória;

  • Acompanhe a gestão do capital de giro;

  • Controle a emissão e a organização das notas fiscais;

  • Apure os seus resultados;

  • Realize um bom controle de estoque;

Como você pode perceber, realizar a gestão financeira da sua empresa não é algo tão simples e requer paciência e dedicação. Por isso, estabelecer prioridades e realizá-las podem te ajudar a conhecer ainda mais sobre a saúde financeira do seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *