Como ativar o teclado do notebook?

Como ativar o teclado do notebook?

Tempo de leitura: 5 minutos

O notebook se tornou uma das principais ferramentas de trabalho nos últimos anos, possibilitando que esses profissionais pudessem levar a máquina consigo para viagens de negócios ou apresentações para outros parceiros fora da empresa. Diante da sua importância, é necessário que o laptop esteja sempre funcionando, especialmente o teclado, para que as tarefas consigam ser executadas. Mesmo assim, ainda podem ocorrer falhas e precisaremos saber como ativar o teclado do notebook.

Esse erro pode aparecer de uma hora para outra e levar o pânico para os usuários mais leigos da informática e que, porventura, podem não saber como voltar para a configuração anterior de seus computadores. Veja como ativar o teclado do notebook e os principais problemas que podem causar sua desativação.

Como ativar o teclado do notebook?

Geralmente, o teclado do notebook acaba sendo desativado após o usuário apertar sem querer alguma tecla desconhecida ou em combinação com outra que ativam esse procedimento. O bloqueio do teclado existe para salvaguardar as informações contidas no laptop por terceiros, mas nem sempre o dono consegue reverter essa situação.

Para ativar o teclado do notebook no Windows, você deve seguir os seguintes passos:

  1. Entre no menu “iniciar” e em seguida pesquise por “Gerenciador de dispositivos”;
  2. Ao abrir o Gerenciador, entre na opção de “Teclados” e pressione a seta à esquerda;
  3. A opção do teclado do seu laptop deve aparecer na tela e então, com o botão direito do mouse, clique em “Instalar” ou “Atualizar Driver”

Após esses três passos simples, seu teclado deve voltar a funcionar normalmente sem nenhum outro problema adicional. Para os usuários do MacBook, o procedimento pode ser feito da seguinte forma:

  1. Verifique se o dispositivo está com bateria recarregada;
  2. Caso esteja, verifique que a tecla “Num Lock” está ativada e impedindo seu acesso ao teclado, caso a resposta seja positiva, desative-a;
  3. Se ainda assim o problema persistir, entre no menu “Apple” e em seguida em “Preferência do Sistema”;
  4. Após esse procedimento, escolha a opção “Acessibilidade” e então verifique as opções“Rato e Trackpad” e veja se a primeira está corretamente desativada;
  5. Em seguida, acesse “Apple > Preferências do Sistema” e acesse “Tipos de Teclado”;
  6. Verifique as configurações e reative seu teclado corretamente.
Teclado de notebook com backlight ativo

O que pode fazer o teclado do notebook parar de funcionar?

Apesar de às vezes ser um erro comum de se resolver, o teclado do notebook pode acabar sendo desativado por alguns outros problemas mais sérios como dano físico, bug ou configuração errada, podendo ainda ser causado pelo acúmulo de sujeira debaixo da superfície, o que é comum em aparelhos que já estão trabalhando a bastante tempo e por muitas horas por dia. Veja como regularizar cada uma dessas situações.

Dano físico

O dano físico geralmente ocorre quando o cabo flat se desconecta da placa mãe. Embora não seja um defeito grave, a sua resolução requer um pouco de trabalho mais especializado. Isso se deve ao fato de que, para reconfigurar ou analisar esse problema, você irá precisar desparafusar o notebook para ter acesso à placa mãe e entender se está ou não fora de sincronia.

Sendo assim, mesmo que o seu computador não esteja mais na garantia, o ideal é que ele seja avaliado por um técnico de informática de confiança, garantindo assim que o seu problema vá ser solucionado sem grandes dores de cabeça. Para entender melhor como identificar esse dano físico citado acima, faça o teste conectando um teclado externo ao seu notebook, caso o mesmo funcione normalmente sem maiores problemas, leve para uma assistência técnica.

A vantagem de se dirigir logo a um profissional para resolver o caso é que, durante a análise do técnico, ele é capaz de até mesmo identificar outros problemas que possam estar causando a falha no teclado, resolvendo isso com precisão e maior agilidade.

Bugs

Nem sempre a tecnologia, embora evoluída, consegue trabalhar em concordância com o que o usuário necessita naquele momento, algumas falhas podem vir a ocorrer durante a vida útil do notebook. Um dos bugs mais conhecidos nesse quesito é o teclado trocar as letras por números, deixando os menos experimentes já com os nervos a flor da pele para resolver esse problema.

Nesse caso, é possível acessar um teclado virtual já presente no notebook e corrigir a falha para que ele volte a funcionar normalmente de maneira física. Esse procedimento, embora simples de ser feito, também pode ser realizado pelo técnico da sua preferência caso você não queira de arriscar acessando tutoriais pela internet.

Configuração errada

A configuração errada é mais ou menos o tipo de problema abordado ao início desse artigo, ela pode ser causada até mesmo por atualizações recentes no sistema operacional do notebook, sendo resolvida, muitas vezes, com uma simples reinicialização das funções. Caso esse problema ainda persista, basta tentar acessar o passo a passo presente aqui.

Sujeira

Notebooks que estão sendo constantemente usados acabam acumulando sujeira entre as teclas e embaixo de suas superfícies. Isso acontece pois, geralmente o usuário acessa o computador ou faz alguma refeição ao lado do mesmo enquanto está trabalhando, sendo praticamente impossível não deixar resíduos sobre ele.

A poeira proveniente da poluição do asfalto da rua ou até mesmo do ambiente interno onde o notebook passa a maior parte do seu tempo também pode interferir nessa questão. Nesse caso, a dica de prevenção fica por conta da realização de uma limpeza regular, entre 15 em 15 dias ou mensalmente para aqueles que precisam utilizar o dispositivo por bastante tempo.

Gostou das dicas de como ativar o teclado do seu notebook? Acesse o site da bringIT e saiba mais sobre as melhores marcas e produtos para melhorar ainda mais a sua experiência com o laptop, principalmente itens para manter a limpeza da sua máquina sempre em dia e evitar que precise recorrer a um técnico sem realmente necessidade do serviço.

Tire suas dúvidas com um de nossos especialistas e aproveite as melhores condições de pagamento e envio disponíveis no mercado de informática para o seu conforto.