ícone compartilhar redes sociais

Como limpar memória RAM do Notebook em 5 passos

Welysson

Que tal obter mais velocidade e performance em seu equipamento? Basta limpar memória RAM do notebook para obter um desempenho geral maior. Seja no acesso aos dados armazenados ou ao abrir softwares e aplicativos instalados. É mais produtividade para qualquer tarefa que decidir realizar.

O processo é muito simples e prático, sendo preciso apenas 5 passos, que você confere a seguir!

Para que limpar memória RAM do notebook?

O seu notebook é uma máquina cheio de recursos. Então, faça a gestão adequada de todos estes recurso para que você tenha uma experiência gratificante. Isto é, seja no uso doméstico, profissional ou em entretenimento. O mesmo pode-se dizer de um componente indispensável no seu computador: a memória RAM.

Ela é responsável pelo armazenamento de dados temporários da máquina. Quando você se depara com lentidão ou travamento de programas ou aplicativos, é um sinal que deve limpar a memória RAM do notebook ou ainda fazer um upgrade deste hardware.

Este procedimento pode ser realizado por um especialista ou mesmo por qualquer pessoa que siga determinados passos de segurança. É simples e rápido. Além disso, é uma tarefa necessária e frequente.

É preciso realizar a limpeza da memória RAM para que o computador fique mais veloz, dinâmico e permita abrir diferentes programas simultaneamente. Com isso, você pode ter uma experiência mais positiva com o seu investimento.

Passo 1 – Confira a memória instalada no notebook

Primeiramente, investigue em seu computador o volume de memória instalada no sistema. Assim, saberá quais são os requisitos mínimos para a execução do OS. Esta informação está disponível no Painel de Controle e Configurações sobre o Sistema.

Para se ter uma ideia, no Windows 7, 8, 8.1 ou 10 de 32 bits, o requisito é pelo menos 1 GB de RAM. E 2 GB para um desempenho mais seguro. O máximo nesta configuração é 3 GB.

Porém, se a sua máquina conta com sistemas de 64 bits, não é novidade dizer que os volumes mínimo de RAM dobram. Ou seja, devem ser de 2 GB para 4 GB respectivamente.

Além disso, a capacidade máxima de memória também é maior, chegando a 128 GB reconhecidos pela placa mãe. Caso o sistema seja Mac OS, em suas versões mais recentes, o requisito mínimo também fica em torno de 2 GB.

Passo 2 – Reinicie o seu notebook para limpar memória RAM

O segundo passo para a limpar a memória RAM é reiniciar a máquina. Isso porque a memória RAM é a memória temporária do computador e todos os dados alocados são apagados ao reiniciar. Logo, a máquina volta em seu estágio mais limpo.

Passo 3 – Observe quais são os programas que iniciam com o sistema

Uma forma de analisar o desempenho da máquina e também saber se há problemas que possam ser corrigidos ao limpar a memória RAM é verificar quais são os programas que iniciam sua execução junto ao sistema.

Assim, verifique que muitos deles são essenciais. E outros programas, que não são utilizados a cada acesso ao notebook, podem estar consumindo a sua memória desnecessariamente. Contudo, isso é fácil de ajustar, mantendo apenas os programas mais essenciais ao iniciar o sistema.

Para esta tarefa, analise quais programas estão usando mais a memória RAM do seu notebook através do Gerenciador de Tarefas do Windows (por Ctrl + Alt + Delete). No caso do Mac OS é pelo Command + Option + Esc. Encerre os programas desnecessários na reinicialização para liberar a memória para outras tarefas.

Passo 4 – Proceda na desinstalação do que não for necessário

Em seguida, avalie os programas que estão instalados no computador – além daqueles que aparecem na inicialização e os essenciais. E faça uma limpeza naquilo que não é mais necessário e funcional para a sua rotina.

Para tal, abra o Gerenciador de Tarefas e selecionar os programas que não utiliza mais para serem deletados. Além disso, faça uma avaliação sobre os que possuem um uso muito elevado de RAM. Depois, é preciso procurar alternativas, caso estes sejam necessários.  

Uma dica é utilizar softwares de otimização da memória RAM na limpeza e adequação do seu sistema. Há muitos no mercado – como o RAMBooster, por exemplo, e o Wise Memory Optimizer. Eles ajudam na análise dos programas não utilizados, utilizados incorretamente e que exigem muito da sua memória RAM. Além disso, deletam registros que não servem mais e outros arquivos desnecessários. Aproveite as opções gratuitas.

Passo 5 – Analise a performance da sua memória RAM

Feitos todos os procedimentos acima, é importante ressaltar que a memória RAM contribui fundamentalmente para que o sistema execute mais de um software simultaneamente. Porém, se o seu notebook tem memória insuficiente, executará menos programas ou poderá travar a abertura de algum deles.

Para uma performance que seja produtiva no seu dia a dia, uma dica é avaliar a compra de novos módulos e verificar na sua máquina qual a possibilidade de expandir a memória RAM.

Portanto,verifique se sua placa mãe ainda tem espaços disponíveis para a inserção de novos módulos. E descubra os números de RAM indicados para seu sistema. Considere o tipo de tecnologia compatível – HD ou SSD, por exemplo.

Assim, quanto maior for a quantidade de memória RAM, maior será o desempenho do notebook em relação aos seus programa. Isto é, sejam os mais pesados ou os de outras dimensão. Assim, podem ser carregados simultaneamente com mais desenvoltura, sem prejuízos.

Veja também: 7 formas de identificar especificações técnicas no notebook

Gostou das dicas? Agora você já sabe mais sobre como limpar memória RAM do notebook. Aqui no Blog bringTI você encontra novas informações sobre notebook, periféricos e tendências do universo da informática. Deixe um comentário e compartilhe estas dicas!

Uma resposta

  1. Ao e visitar este blog, encontrei o que procurei nesta manha e achei muito útil e informativo, pois não tinha nenhuma noção do meu equipamento em uso ou seja, só ligar e usar daqui pra frene, o meu nível de conhecimento e minha performance sobre a minha maquina e desempenho ficou bem melhor.
    Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *